Mikel Arteta usou documentário da Amazon para motivar Arsenal por ‘vingança’ contra Newcastle
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, usou clipes do documentário da Amazon da última temporada para motivar seus jogadores para uma vitória de ‘vingança’ sobre o Newcastle no St. James ‘Park no domingo.
Os Gunners perderam o confronto correspondente por 2 x 0 em maio passado em seu penúltimo jogo da Premier League e acabaram perdendo uma vaga na Liga dos Campeões por dois pontos para o rival Tottenham, no norte de Londres.
O documentário ‘All or Nothing’ da Amazon apresentou as consequências dessa derrota em detalhes e Arteta mostrou a seus jogadores as imagens antes do jogo de domingo, que seu time venceu por 2 a 0.
“Tivemos que sentir isso”, disse Arteta. “Não bastava apenas falar sobre isso, tínhamos que sentir, tínhamos que ver, tínhamos que reconhecer nossos rostos. Não apenas os jogadores, mas também o que significava para a equipe. Isso é futebol. Você pode ganhar ou perder, mas aquele sentimento de que não fizemos o suficiente no dia, tivemos que consertar.
“Eu estava olhando para o vídeo, então não vi o rosto deles. Você não precisa ser um gênio para ver. A palavra era ‘dor’ e depois o desejo de vingança. Acho que eles tinham isso hoje em suas barrigas .
“Quando você tem pontos de interrogação, precisa resolvê-los imediatamente. Quando você tem as emoções que tivemos no ano passado naquele vestiário, precisa senti-las novamente, perceber como são desagradáveis e, então, encontrar uma maneira de abordar o jogo de maneira diferente. porque as demandas seriam diferentes do ano passado.
“Os meninos fizeram isso extremamente bem, então estou muito orgulhoso deles.”
O capitão do Arsenal, Martin Odegaard, abriu o placar com um remate de longa distância aos 14 minutos e disse à Sky Sports: “O ano passado aqui foi um dos dias mais difíceis da minha carreira, para ser honesto. Depois de perder alguns pontos, depois do jogo contra o Man City, voltar e vencer o Chelsea e depois vir aqui e vencer novamente, acho que mostra a mentalidade, mostra o quão longe chegamos.
“Temos que continuar, temos que continuar cavando e lutar até o fim. Acho que mostramos algo especial hoje. Chegar aqui e vencer não é fácil, do jeito que conseguimos também. Tínhamos que ser muito inteligentes, temos que ser um pouco feios às vezes e acho que isso é um grande passo para nós; uma equipe jovem, vindo aqui e fazendo todas as coisas que fizemos, acho que mostra que percorremos um longo caminho.”
E o goleiro Aaron Ramsey admitiu que assistir ao documentário ajudou a motivar os Gunners.
“Ele (o jogo do ano passado) não foi mencionado até a reunião pouco antes de deixarmos o hotel. O gerente nos mostrou um clipe do documentário do ano passado, mostrou todos os nossos rostos, incluindo a equipe, mostrando como estávamos magoados”, disse. ele disse à Sky Sports.
“Tínhamos aquele desejo ardente assim que saímos do hotel de que não seria o mesmo hoje. Pode ter nos dado uma motivação extra. Quando precisávamos cavar fundo, isso realmente nos ajudou.”