“Minha decisão foi tomada imediatamente” – Didi Hamann sobre por que ele rejeitou o Real Madrid pelo Newcastle em 1998
Didi Hamann pode ser mais comumente associado ao Liverpool, mas muitos esquecem que na verdade foi o Newcastle United que o alemão optou pela primeira vez para ingressar na Premier League.
Depois de subir na hierarquia do Bayern de Munique na Bundesliga, Hamann teve sua escolha de clubes no verão de 1998. O Real Madrid estava até interessado em garantir seus serviços após sólidas exibições na Copa do Mundo de 1998. No entanto, Hamann sabia que queria jogar pelo Newcastle United assim que os Magpies chegassem, e tudo dependia do gaffer, Kenny Dalglish.
“Tínhamos muitos jogadores excelentes no Bayern, mas nunca nos demos bem como equipe”, conta o técnico de 49 anos QuatroQuatroDois agora. “Sempre senti que, para realizar meu potencial, precisava sair.
“Depois da Copa do Mundo de 1998 na França, o Real Madrid se interessou, mas a abordagem mais acertada foi o Newcastle com Kenny Dalglish no comando. Minha decisão foi imediata e gostei.
“Às vezes não era tão profissional quanto o Bayern, como o campo de treinamento e outras coisas, mas encontrei um time com muito espírito. Foi um ano decepcionante, no entanto. Chegamos à final da FA Cup, mas não fomos tão bem como esperado na Premier League (terminando em 13º).”
Hamann fez apenas 23 jogos no campeonato pelo Toon antes de assinar pelo Liverpool, onde fez 280 jogos pela primeira vez, marcando 11 gols. Hamann foi crucial para garantir duas FA Cups, duas Copas da Liga e a Liga dos Campeões de 2005 durante seu tempo em Anfield. O alemão se tornou uma lenda em Merseyside, embora ele tenha Newcastle e Dalglish por tornar possível uma mudança para a Inglaterra em primeiro lugar.