Ministério da saúde orienta a população a não consumir bebida alcoólica se for dirigir no Carnaval
O Carnaval já está acontecendo em todo o país, e o ministério da Saúde adverte que nesta época do ano para quem escolhe cair na folia, ou simplesmente aproveitar o feriado para descansar deve ficar atento ao consumo de bebida alcoólica.
Seja qual for a escolha, é importante aproveitar com responsabilidade e tomar cuidado com exageros no consumo de álcool, que pode provocar acidentes de trânsito.
Nesse período de folia, devido ao maior fluxo de pessoas na rua para curtir o carnaval, o acesso a bebidas é facilitado.
O ministério da Saúde orienta a população que se for dirigir não consuma bebida alcoólica. E finaliza: “Álcool e direção não combinam! “
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dirigir após consumo de bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de mortes e lesões no trânsito. A legislação brasileira determina tolerância zero. Assim, qualquer concentração de álcool no sangue ou recusa a se submeter a testes de etilômetro, sujeita o condutor às penalidades por infração gravíssima, punida com
valor da multa multiplicado por 10 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
No Brasil, 5,3% dos motoristas admitiram dirigir após consumo de bebida alcoólica, principalmente na faixa etária de 25 e 34 anos, sendo que entre os homens, aproximadamente um em cada 10 dirige alcoolizado.