Nova frente fria mantém o ar gelado e faz chover até sexta na cidade de SP

Nova frente fria mantém o ar gelado e faz chover até sexta na cidade de SP

Uma nova frente fria deve manter o tempo gelado e levar chuva para São Paulo nesta semana, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Na semana, outra onda de frio, causada por um ciclone extratropical que se formou na região Sul do Brasil, derrubou as temperaturas no país e provocou ventania na capital paulista.

O último fim de semana foi bastante frio em São Paulo e em partes do centro-sul do Brasil, ainda devido à massa de ar polar que acompanhou o ciclone. Segundo o CGE, a capital paulista chegou a registrar temperatura mínima de 5 °C na madrugada do domingo (16).

Além da queda de temperatura, o ciclone extratropical causou estragos no Sul do país e deixou três pessoas mortas, duas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Rio Grande e Lajeado, e uma em Santa Catarina, no município de Brusque. O fenômeno ainda gerou fortes ventos no estado de São Paulo, que causaram a morte de uma idosa, em Itanhaém, e de uma jovem de 24 anos, em São José dos Campos.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id= “EF1wgCJCWBQ”

Pancadas de chuva

O alerta para temperaturas baixas continua ao longo desta semana. “Os próximos dias serão marcados por variação nas condições do tempo, ou seja, as mínimas se elevam um pouco mais nas madrugadas, porém as máximas diminuem sensivelmente durante as tardes, gerando sensação de frio”, afirma, em nota, o CGE.

A previsão é de pancadas de chuva ao longo da semana na capital. Isso porque, segundo o órgão da Prefeitura de São Paulo, a partir da noite desta terça-feira (18) a nova frente fria de “franca atividade chuvosa” passará pela costa paulista. O risco de alagamentos é baixo.

A temperatura cai um pouco mais nesta terça-feira, ficando em 14 °C, em média. A máxima não passa de 20 °C, com porcentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 50%. A chuva deve parar apenas na sexta-feira, quando a temperatura também sobe um pouco: máxima de 22 °C, segundo a Climatempo. No fim de semana, fará sol com algumas nuvens. A mínima prevista é de 12 °C e a máxima, de 25 °C.

No interior paulista, o frio também marca presença, mas com menos chuva. Deve chover apenas hoje em Campinas e Marília, que fica no centro do Estado. Já no “fundão”, em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, não chove em nenhum dia.

O dia mais frio será esta quarta-feira, 19. Em Campinas, a mínima será de 14 °C e a máxima, de 19 °C. Em Marília, a temperatura fica entre 13 °C e 22 °C. Em Ribeirão e Rio Preto, entre 13 °C e 27 °C.

No litoral de São Paulo, chove até sexta na maioria das cidades. No fim de semana, a mínima fica em 13 °C e a máxima em 24 °C em Ubatuba, no litoral norte. Na Baixada Santista, Guarujá deve marcar entre 14 °C e 24 °C no sábado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *