Novas ferramentas de alta tecnologia para ajudar a controlar o diabetes

Novas ferramentas de alta tecnologia para ajudar a controlar o diabetes

Se você tem diabetes, vai querer saber sobre as ferramentas que ajudam a monitorar o que você come, quais são seus níveis de açúcar no sangue, quanto você se exercita e como se sente a cada dia. Alguns deles incluem:

  • Aplicativos de smartphone, tablet ou computador para registrar seu açúcar no sangue ou alimentos que você come
  • Dispositivos que testam seu açúcar no sangue a cada poucos minutos
  • Bombas inteligentes que fornecem insulina conforme seu corpo precisa
  • Mensagens de texto, ligações ou e-mails que lembram você de testar ou tomar seu remédio

Rastrear padrões de açúcar no sangue

Se você acompanhar os padrões de seus níveis de açúcar no sangue, as informações podem ajudar você e seu médico a controlar melhor seu diabetes.

Para saber mais, seu médico pode usar uma máquina chamada monitor contínuo de glicose (CGM) que pode testar o açúcar no sangue a cada 5 minutos ao longo do dia. Ele testa através de pequenas fibras em um adesivo preso à sua pele. Os resultados são enviados sem fio para um pequeno monitor que você pode segurar ou prender no cinto. Alguns dispositivos CGM podem enviar seus dados para o consultório do seu médico por meio de um sinal sem fio.

Os resultados podem ajudar você e seu médico a detectar picos depois de comer certos alimentos ou malhar ou enquanto dorme, diz Robert Vigersky, MD. Ele é o diretor médico do Diabetes Institute do Walter Reed National Military Medical Center.

Este gadget não substitui os testes da velha escola, no entanto. O fabricante do dispositivo diz que você precisa de pelo menos uma picada no dedo a cada 12 horas para configurar o dispositivo e sugere testes regulares três a quatro vezes por dia para garantir que os números coincidam.

Novas bombas de insulina inteligentes que podem sincronizar com um CGM são ótimas para pessoas com diabetes tipo 1, diz Vigersky. “Se o seu açúcar ficar muito baixo, interromperá a infusão de insulina por 2 horas”, diz ele. Bombas inteligentes podem ajudá-lo a evitar quedas perigosas no açúcar no sangue.

Aplicativos para se manter no caminho certo

Novos aplicativos para smartphone, tablet e computador podem ser bons se você não gosta de escrever coisas em um diário, diz Marisa Moore, uma nutricionista registrada que trabalha com diabetes tipo 2pacientes em Atlanta.

Os aplicativos podem ajudá-lo a rastrear:

  • Calorias, carboidratos e outros nutrientestodas as informações
  • Exercício diário e calorias queimadas
  • Níveis de estresse
  • Resultados do teste de açúcar no sangue

“Manter um diário alimentar pode realmente ajudá-lo a controlar seu diabetes. Com um aplicativo de telefone, você o tem com você o tempo todo, o que facilita o acompanhamento”, diz Moore. “As pessoas também se cansam de verificar o açúcar no sangue. Portanto, é útil ter uma maneira de rastreá-lo que seja facilmente carregada.”

Os aplicativos podem sincronizar com o consultório do seu médico para que você possa falar sobre seus níveis na consulta, acrescenta ela.

Novos aparelhos de fitness que podem ser presos em seu cinto ou usados ​​em torno de seu pulso medem a atividade física e podem enviar sua frequência cardíaca ou número de passos para sites de mídia social como o Facebook. “Isso pode mantê-lo motivado se você tiver uma meta de exercício ou perda de peso”, diz Moore.

Seu telefone é outra ferramenta para ajudá-lo a se manter saudável, diz Vigersky. Por exemplo, seu médico pode enviar uma mensagem de texto ou e-mail ou ligar para lembrá-lo de testar o açúcar no sangue, tomar o remédio ou verificar se há cortes nos pés.

“Essas são coisas que normalmente dizemos a você, mas a cada poucos meses em sua consulta”, diz ele. “Esta é uma nova abordagem para ajudar a educá-lo e mantê-lo no caminho certo.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *