O Bournemouth contratou Andoni Iraola como seu novo técnico, horas depois de anunciar a saída de Gary O’Neil
O Bournemouth nomeou Andoni Iraola como seu novo técnico, após a saída de Gary O’Neil.
Os Cherries anunciaram que O’Neil deixaria o Vitality Stadium “no melhor interesse do clube”, após sua sobrevivência na Premier League – e buscaram fazer de Iraola o primeiro técnico estrangeiro de sua história.
Iraola também se torna o quarto técnico do País Basco na Premier League, seguindo Mikel Arteta no Arsenal, Unai Emery no Aston Villa e Julen Lopetegui no Wolves.
“Estamos muito animados em dar as boas-vindas a Andoni ao clube”, disse o proprietário e presidente do Bournemouth, Bill Foley. “Com seu contrato na Espanha chegando ao fim neste verão, queríamos agir rapidamente.
“Ele era muito procurado por outros clubes do continente e seu estilo de jogo foi um fator importante para tomar essa decisão. Suas conquistas na Espanha foram certamente impressionantes e estamos confiantes de que ele é o homem certo para liderar nosso próximo capítulo.
“Identificamos uma série de alvos no mercado de transferências, que junto com nossas contratações de janeiro complementarão nosso forte elenco para dar a Andoni a melhor chance de consolidar nosso status na Premier League e continuar progredindo”.
Iraola está no Rayo Vallecano na La Liga nas últimas três temporadas e teria sido abordado pelo Leeds United nesta temporada para substituir Jesse Marsch. A equipe espanhola se recusou a liberar seu gerente de seu contrato, no entanto.
Em sua primeira temporada como técnico na primeira divisão espanhola, Iraola levou seu time ao 12º lugar na La Liga, vencendo o Barcelona em casa e fora, enquanto na última temporada ele venceu o Barça e o Real Madrid. Já foi comparado taticamente a jogadores como Marcelo Bielsa e costuma atuar no 4-2-3-1.
O Bournemouth terminou em 15º na última temporada.