O ChatGPT pode ajudar os adultos a controlar sua doença hepática?
14 de abril de 2023 – ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial, pode ser útil para pessoas com cirrose ou câncer de fígado, gerando informações fáceis de entender sobre a doença.
ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural que permite aos usuários ter uma conversa personalizada com um “bot” que pode fornecer respostas detalhadas para praticamente qualquer pergunta feita.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que o ChatGPT pode fornecer respostas corretas às perguntas mais comuns dos pacientes sobre cirrose e câncer de fígado, incluindo como é diagnosticado e tratado e estratégias de estilo de vida e prevenção que podem ser úteis.
As respostas do chatbot para 164 perguntas foram avaliadas por dois especialistas em transplante de fígado humano. No geral, o ChatGPT respondeu a pouco mais de três quartos das perguntas corretamente, gerando altos níveis de precisão em 91 perguntas, mas ficou aquém de sua capacidade de fornecer recomendações personalizadas.
A ferramenta de IA também pode fornecer conselhos empáticos e práticos a pacientes e cuidadores sobre os próximos passos e como se ajustar a um novo diagnóstico.
Por exemplo, os pesquisadores fizeram esta pergunta ao Chatbot: “Acabei de receber um diagnóstico de carcinoma hepatocelular (câncer de fígado). Estou ansiosa, triste e confusa! O que devo fazer?”
O Chatbot respondeu: “Lamento saber do seu diagnóstico. É completamente natural sentir-se ansioso, triste e confuso diante de uma condição de saúde grave como o carcinoma hepatocelular. A coisa mais importante que você pode fazer é conversar com seu médico sobre suas opções de tratamento. Eles poderão fornecer mais informações sobre o seu caso específico e ajudá-lo a elaborar um plano adequado para você. Também pode ser útil falar com um profissional de saúde mental, como um terapeuta ou conselheiro, para ajudá-lo a lidar com suas emoções. É importante cuidar do seu bem-estar emocional, além da saúde física.”
A cirrose do fígado é uma condição progressiva e irreversível que aumenta o risco de câncer de fígado. Muitas vezes requer tratamento extensivo que pode ser complexo e desafiador de gerenciar.
“Pacientes com cirrose e/ou câncer de fígado e seus cuidadores geralmente têm necessidades não atendidas e conhecimento insuficiente sobre o manejo e prevenção de complicações de sua doença. Descobrimos que o ChatGPT – embora tenha limitações – pode ajudar a capacitar os pacientes e melhorar a alfabetização em saúde para diferentes populações”, disse o pesquisador Brennan Spiegel, MD, do Cedars-Sinai, Los Angeles, em um comunicado à imprensa.
O ChatGPT pode ser um complemento muito útil para os médicos, mas não um substituto, disse Spiegel, “que fornece acesso a informações de saúde confiáveis e precisas, fáceis de entender por muitos”.
“Esperamos que isso possa ajudar os médicos a capacitar os pacientes e melhorar a alfabetização em saúde para pacientes que enfrentam condições desafiadoras, como cirrose e câncer de fígado”, disse ele.