O diretor do Titanic, James Cameron, comenta a perda do submarino Titan
Diretor do Titanic James cameron comentou sobre a recente perda do submarino Titan, chamando a situação de semelhante ao próprio desastre infame.
Cameron alerta outras pessoas para terem cuidado ao mergulhar
Falando à ABC News, Cameron lamentou a tragédia. O diretor ficou “impressionado” com a semelhança entre a história do Titan e a história do Titanic real. Ambos apresentavam um capitão que foi avisado sobre os problemas, mas decidiu não ouvir.
“Estou impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic”, disse Cameron, “onde o capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e ainda assim ele navegou a toda velocidade em um campo de gelo”.
Cameron não é estranho ao mundo do mergulho em alto mar, tendo estado nos destroços do Titanic várias vezes. O diretor enfatizou que as pessoas devem aprender que empreender tais empreendimentos requer um amplo planejamento.
“Como projetista de submersíveis, projetei e construí-nos para ir ao lugar mais profundo do oceano, três vezes mais profundo que o Titanic”, disse Cameron. “Portanto, entendo os problemas de engenharia associados à construção desse tipo de veículo e todos os protocolos de segurança pelos quais você deve passar. E eu acho que (é) absolutamente crítico para realmente levar para casa a mensagem de nosso esforço aqui é (que) o mergulho em submersão profunda é uma arte madura. Desde o início dos anos 60, onde ocorreram alguns acidentes, ninguém morreu na submersão profunda até agora. (Isso é) mais tempo do que entre Kitty Hawk e o voo do primeiro 747.”
O submersível Titan – de propriedade da OceanGate, uma empresa com sede em Washington – originalmente partiu em uma viagem para explorar os destroços do Titanic no domingo, logo após entrar na água por volta das 8h EST.
Desde então, o submersível está desaparecido. Mais cedo na quinta-feira, a Guarda Costeira dos EUA revelou que detritos consistentes com o submersível foram encontrados perto dos destroços do Titanic. Todos os cinco passageiros são dados como mortos devido à implosão do navio.
As pessoas a bordo do Titan incluíam o piloto Stockton Rush, chefe da Oceangate; Paul-Henri Nargeolet, um especialista francês em naufrágios subaquáticos; empresário britânico Hamish Harding; e os paquistaneses Shahzada e Suleman Dawood, pai e filho.