O estádio Nou Mestalla, com capacidade para 80.000 pessoas, inacabado em Valência, está vazio desde 2009
O Valencia planejou entrar em uma nova era quando a construção de Nou Mestalla começou em 2007, com uma capacidade planejada de até 80.000 pessoas, destinada a capitalizar as grandes fortunas do clube na virada do milênio.
Dois títulos da La Liga e um triunfo na Copa da UEFA em 2004 significaram que o ex-presidente do clube, Juan Soler, revelou detalhes em 2006 sobre a mudança para um novo estádio, tendo jogado no Mestalla desde 1923.
Embora tudo inicialmente parecesse positivo, em vez disso, o trabalho foi interrompido em dois anos devido à falta de fundos, transformando uma arena pela metade em um elefante branco que simboliza a miríade de problemas do clube sob o atual proprietário, Peter Lim.
Com o objetivo anterior de se restabelecer no topo do futebol europeu, o Los Che agora corre o risco real de rebaixamento da La Liga pela primeira vez desde 1986. 18º na tabela e a dois pontos da segurança, certamente parece sombrio para o Valencia. Não era para ser assim…
A ideia original era que fosse “o mais luxuoso possível” e sediasse a final da Liga dos Campeões de 2011. Dois anos antes disso, porém, a crise financeira da Espanha atingiu e as obras foram interrompidas. O Valência ficou com um terreno e meio, com o Mestalla pré-existente ainda de pé.
Fabio Aurelio jogou pelo clube entre 2000 e 2006, conquistando os referidos troféus sob o comando de Rafa Benitez, que mais tarde o contratou para o Liverpool.
O ex-lateral-esquerdo de 43 anos está aposentado desde 2014, mas voltou ao Valencia em várias ocasiões. Para ele, é uma pena que a construção de Nou Mestalla tenha parado há tantos anos.
“É meio triste, sabe?” Aurélio conta QuatroQuatroDois sobre o estádio incompleto. “Você abre as cortinas e lá está, bem na sua frente, aquele grande monumento, estático, nada acontecendo ao seu redor, nenhuma vida real.
“Você olha de fora e pensa que o estádio está pronto, mas não. Ninguém pode dizer se esse dia chegará.
“Então, caramba, é triste porque você já morou lá e conhece aquela cidade. O clube e os torcedores merecem um estádio assim”.
Os sinais não são mais claros se os torcedores do Valencia conseguirão o novo estádio, no entanto. Em junho de 2022, o clube divulgou planos para iniciar a reconstrução de Nou Mestalla em outubro daquele ano, mas a data chegou e passou sem nenhum desdobramento.
A capacidade futura também foi reduzida para apenas 49.000, uma diminuição significativa dos 80.000 inicialmente pretendidos. Espera-se que seja concluído até 2025, embora o rebaixamento possa interromper ainda mais esses planos.