O exercício pode aumentar sua tolerância à dor

O exercício pode aumentar sua tolerância à dor

Por Cara Murez

HealthDay Repórter

QUINTA-FEIRA, 25 de maio de 2023 (HealthDay News) — Uma solução potencial para reduzir a dor crônica: mexa-se.

Um novo estudo norueguês descobriu que pessoas fisicamente ativas têm maior tolerância à dor em comparação com tipos sedentários. Aqueles com níveis mais altos de atividade também tiveram maior tolerância à dor, de acordo com o relatório publicado online em 24 de maio em PLOS UM.

“Tornar-se ou permanecer fisicamente ativo ao longo do tempo pode beneficiar sua tolerância à dor. Faça o que fizer, o mais importante é que você faça alguma coisa”, disse o autor do estudo Anders Årnes, estudante de doutorado no Hospital Universitário do Norte da Noruega, e colegas em um comunicado à imprensa.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 10.000 adultos que participaram de uma grande pesquisa populacional realizada periodicamente na Noruega.

Usando dados de duas rodadas do estudo – 2007 a 2008 e 2015 a 2016 – os pesquisadores examinaram os níveis de atividade física relatados pelos participantes e seus níveis de tolerância à dor. A tolerância à dor foi testada submergindo a mão em água fria.

Aqueles que relataram ser fisicamente ativos em qualquer rodada do estudo tiveram maior tolerância à dor do que aqueles que relataram um estilo de vida sedentário em ambas as rodadas.

Além disso, os participantes com níveis de atividade total mais altos apresentaram maior tolerância à dor. Aqueles com maior atividade na segunda rodada do que na primeira tiveram um nível geral mais alto de tolerância à dor, mostraram os resultados.

Os pesquisadores não encontraram uma relação estatisticamente significativa entre o nível de atividade e as mudanças na tolerância à dor entre as duas rodadas do estudo.

No entanto, eles disseram, os resultados sugerem que permanecer fisicamente ativo, tornar-se ativo ou aumentar a atividade está ligado a uma maior tolerância à dor.

Aumentar a atividade física pode ser uma estratégia potencial para aliviar ou evitar a dor crônica, sugeriram os autores do estudo.

Pesquisas futuras podem ajudar a confirmar se existe de fato uma relação de causa e efeito entre atividade e dor, observaram.

Mais Informações

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA têm mais informações sobre os benefícios da atividade física.

FONTE: PLOS UMcomunicado à imprensa, 25 de maio de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *