O filme de Super Mario Bros. apresenta a fórmula de filme familiar da Illumination
O filme Super Mario Bros. é o mais recente de um longa linha de filmes de grande sucesso da Illumination, um dos dois estúdios de animação sob o guarda-chuva da Universal. Illumination foi lançado em 2010, mais de uma década depois da DreamWorks – a outra empresa de animação da Universal – e ainda fica atrás de seu estúdio irmão (assim como de outros como Disney e Pixar) quando se trata de recepção crítica. Independentemente disso, Illumination teve grande relevância cultural desde que lançou seu primeiro longa-metragem, Meu Malvado Favoritoque rapidamente se tornou a franquia carro-chefe do estúdio, junto com seu popular lacaios série spin-off.
Agora, está parecendo Mário pode vir a ser outra pedra angular do estúdio; O filme Super Mario Bros. ganhar mais de um bilhão de dólares nas bilheterias parece uma fechadura – e certamente gerará várias sequências e potencialmente até alguns spin-offs baseados em outras propriedades da Nintendo – tornando-o mais um filme da Illumination para ser um grande sucesso de público, apesar de seu apelo iludindo os críticos. Na verdade, Illumination pode ser apenas o estúdio de cinema mais à prova de crítica que existe no momento. Mas por que? O que faz o mundo enlouquecer por esses filmes que fizeram de Illumination um nome que os cinéfilos passaram a detestar?
Um ponto a favor da Illumination é que seus designers e animadores criaram uma espécie de estilo de casa que é bobo e cheio de cores vivas. Na maioria das vezes não é excessivamente bobo, mas caprichoso o suficiente para se destacar e chamar a atenção do público e até mesmo para os personagens vilões não assustarem as crianças. Indo de mãos dadas com isso está a ênfase na ação em ritmo acelerado – mesmo quando não há um grande cenário acontecendo na tela, os personagens geralmente passam pela tela de uma maneira frenética e peculiar – e piadas bobas, ambas as quais são chamar a atenção das pessoas, especialmente crianças. Tudo isso contribui para a vibração geral do catálogo de filmes da Illumination, que transmite uma sensação de diversão e maluquice a todos os dados demográficos.
Os personagens de Illumination não são apenas memoráveis, mas comercializáveis. Enquanto a Disney tem o mercado de princesas encurralado e a Pixar tem franquias maduras para linhas de brinquedos como carros e, naturalmente, História de brinquedosIllumination leva a coroa quando se trata de personagens “adoráveis”, principalmente os já mencionados lacaios personagens. Eles têm uma aparência distinta que não apenas cria brinquedos de pelúcia fofos, mas também uma fantasia de Halloween relativamente fácil. Embora seu estilo de humor seja indubitavelmente infantil, sua linguagem única o torna aplicável em muitos lugares do mundo, pois não depende de certas convenções de linguagem para manter as piadas.
Illumination tentou recriar isso até certo ponto, incluindo outros personagens fofos em filmes subsequentes, principalmente os Barbaloots em O Lorax (e em uma extensão muito menor, os sapos em O filme Super Mario Bros.), mas nada superou a popularidade dos Minions. A combinação de sua aparência e humor os levou a se tornarem os mascotes do Illumination, e seu alcance se expandiu para dados demográficos inesperados: ou seja, adultos que gostam de memes.
Sim, os memes são outro elemento proeminente da história do Illumination. Embora a internet geralmente pense que tem mais impacto cultural na indústria cinematográfica do que realmente tem, muitos dos memes e tendências relacionados às propriedades da Illumination parecem ser exemplos de como a web pode ajudar a expandir o público de uma mídia. Caso em questão: os mencionados memes dos Minions, que se tornaram um grande sucesso entre os Baby Boomers e Gen-Xers no Facebook. Essas faixas etárias podem não ser o público-alvo do Meu Malvado Favorito franquia, mas os pais e avós dessa idade acabam decidindo o que seus filhos vão ver no cinema, então, se um estúdio pode tornar seu filme atraente para todas as idades, isso diz muito. Gerações ainda mais jovens aderiram a isso, com a tendência #Gentleminions no TikTok quando Minions: A Ascensão de Gru estava nos cinemas em 2022. (O filme acabou sendo um dos primeiros filmes a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares desde o início da pandemia de COVID-19.)
É difícil dizer se tudo isso é o caso de uma empresa promovendo a presença online de suas propriedades para aumentar a conscientização ou a resposta dos fãs aos filmes (provavelmente uma mistura de ambos), mas certamente há momentos em alguns dos filmes da Illumination que indicam que o estúdio quer ativamente causar impacto na internet. O exemplo mais recente disso é o momento “Peaches” em O filme Super Mario Bros.em que Bowser canta uma musiquinha boba sobre sua obsessão pela princesa Peach que não funciona exatamente como uma música por conta própria da maneira que algo como Congeladas“Let It Go” de ‘s faz, mas parece projetado sob medida para pegar como um meme na mídia social, o que de fato aconteceu.
Observar por que os críticos não tendem a ser gentis com Illumination é interessante, porque não parece ser o caso de o público ignorar os elementos tão difamados desses filmes, tanto quanto ver o que os críticos veem como falhas nesses filmes. como características. De um modo geral, os filmes de Illumination foram criticados por terem histórias básicas, foco no humor sobre o enredo e por não forçarem os limites quando se trata de contar histórias ou mensagens. Os fãs de cinema veem esses aspectos da “fórmula” do Illumination como preguiçosos, enquanto o público em geral os vê como contribuintes para a vibração divertida e agradável da produção do estúdio.
O lacaios os filmes fornecem um monte de cenários bobos e piadas com as criaturas titulares em forma de pílula, e é exatamente isso que as pessoas que se tornaram fãs dos personagens no Meu Malvado Favorito filmes queria ver. O Cantar filmes são baseados em reality shows como América têm talento e jogue todos os clichês de show de talentos e busca de estrelas do mundo na tela, mas esses são exatamente o tipo de histórias de bem-estar que o público vai devorar, tanto em filmes quanto no próprio gênero de reality show (como uma pandemia global no misturar e não é surpresa que o doce e otimista Cante 2 obteve um raro A+ no CinemaScore).
Mesmo quando se trata de O filme Super Mario Bros. – o primeiro longa-metragem de Illumination a ser baseado em uma propriedade existente anteriormente não criada pelo Dr. Seuss – “não mexer na agulha” pode ter tornado o filme um tédio para os críticos, mas foi uma alegria (e alívio) para o público, já que o filme permaneceu fiel ao Mário videogames e a maioria das pessoas não queria mais nem menos do que isso.
Resumindo, a Illumination é vista como uma marca “inofensiva”. A tolice e a “segurança” de seus filmes tornam o estúdio uma decepção crítica, mas um queridinho do público. As pessoas sabem no que estão se metendo quando assistem a esses filmes, algo que os pais, em particular, costumam procurar ao escolher o entretenimento para seus filhos. Numa época em que outros estúdios conhecidos pela mídia infantil estão pressionando por mais representação, a Illumination não se contenta apenas em descansar e descansar sobre os louros (todos os protagonistas humanos do estúdio são brancos e não houve representação gay a ser encontrada) pode estar fazendo isso intencionalmente para manter seu público potencial o mais amplo possível, tanto no mercado interno quanto no mundo.
Portanto, embora muitas vezes seja decepcionante para um fã de cinema ver um recurso de Illumination ganhar dinheiro enquanto outros filmes que elevam o gênero e realmente têm algo a dizer podem fracassar, isso é exatamente o que muitas famílias desejam para seus filhos.