O gol de Gerry Armstrong na Copa do Mundo de 1982 pela Irlanda do Norte quebrou barreiras políticas e corações espanhóis
Na Copa do Mundo de 1982 na Espanha, Gerry Armstrong escreveu seu nome nos livros de história ao marcar o gol da vitória icônica da Irlanda do Norte contra os anfitriões.
Embora sua finalização aos 47 minutos tenha partido os corações dos espanhóis, fez muito mais em seu país natal. O objetivo transcendeu o futebol, reunindo um país dividido para comemorar o sucesso da seleção na Copa do Mundo.
“De volta ao hotel da equipe, havia centenas de mensagens de todo o mundo; do Taoiseach da Irlanda, do arcebispo católico de Dublin, do reverendo Ian Paisley… telegramas vieram de todos os lugares, de todas as denominações”, disse Armstrong QuatroQuatroDois. “Houve festas de rua em toda a Irlanda.
“Foi quando a mãe de Norman Whiteside (uma protestante) foi convidada por minha mãe (uma católica) para ir de Shankill Road até Falls Road para tomar chá e comer sanduíches. Equipes de filmagem estavam lá. Derrubou todas as barreiras. Os políticos tentaram durante anos unir as comunidades, mas o futebol conseguiu isso em um jogo da Copa do Mundo.
“Acho que essa é a nossa maior conquista daquela Copa do Mundo – o que ela fez pelas pessoas. Eles estavam realmente deprimidos e demos a eles algo para animá-los.”
Para aqueles que não viram o gol contra a Espanha que definiu seu destino, Armstrong intercepta a bola no meio de seu próprio meio-campo, dois minutos após o intervalo, e joga ao lado para Billy Hamilton.
Sobre o falecido John Motson: “Gerry Armstrong, que trabalhador ele é, caminhando para lá, com Hamilton à sua direita e Norman Whiteside do outro lado da área. Ainda é Billy Hamilton, ele passou por Tendillo – Arconada – ARMSTRONG! A Irlanda do Norte marcou através de Gerry Armstrong!
Nem mesmo um cartão vermelho para Mal Donaghy aos 61 minutos conseguiu diminuir a determinação da Irlanda do Norte no jogo, que segurou a vitória por 1 a 0.
A vitória significou que eles terminaram na liderança do Grupo 5 também, à frente de Espanha, Iugoslávia e Honduras. No entanto, eles não conseguiram passar da segunda fase de grupos do torneio, com a França eliminando o Norn Iron e a Áustria.
Ainda assim, Armstrong terminou como o jogador com maior pontuação do Reino Unido com três gols, enquanto a Irlanda do Norte teve sua vitória mais famosa.