O HPV pode causar câncer de mama?  Pesquisa mostra ligação potencial

O HPV pode causar câncer de mama? Pesquisa mostra ligação potencial

30 de maio de 2023 – O papilomavírus humano (HPV) tem sido associada a diferentes tipos de câncer. Quase todo câncer cervical, por exemplo, é causado pelo HPV. Novas pesquisas agora buscam obter uma imagem clara de como o HPV pode desempenhar um papel no desenvolvimento de outra forma da doença – câncer de mama.

De acordo com um recente estudar do México, o HPV foi encontrado no tecido do câncer de mama, tanto em tumores malignos quanto em doenças não malignas da mama. Das 116 amostras de tecido mamário analisadas pelos pesquisadores, 20% das amostras cancerígenas continham HPV, assim como 35% das amostras não cancerígenas. Além disso, 27% das biópsias de câncer de mama estudadas continham HPV. Embora não tenham descoberto que o HPV foi estabelecido como uma causa direta de todos os cânceres de mama, os pesquisadores acreditam que a presença persistente do HPV nas glândulas mamárias pode iniciar um processo que torna as células normais anormais e depois cancerígenas.

Mais novo pesquisar descobre que o HPV pode afetar um receptor de dados de imunidade específico – conhecido como receptor Toll-like 9 – encontrado em diferentes tipos de câncer. Em câncer de mama triplo negativo, baixos níveis desse receptor podem significar um resultado ruim para um paciente. Este estudo descobriu que o efeito do HPV no receptor pode influenciar as perspectivas e o tratamento de pacientes com câncer de mama, embora o estudo tenha sido pequeno, e seus autores enfatizam que mais pesquisas são necessárias.

A necessidade de encontrar uma conexão clara entre o HPV e o câncer de mama é muito importante.

“Observando a literatura, há muitos dados conflitantes sobre o papel do HPV no câncer de mama”, disse Ann H. Klopp, MD, PhD, professor de oncologia radiológica no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas, em Houston, e colíder de seu Moon Shot de cânceres relacionados ao HPV. “Realmente não está bem estabelecido. Isso é muito diferente dos cânceres de colo do útero, cabeça e pescoço, anal, vaginal e vulvar, onde o HPV está claramente associado ao desenvolvimento desses cânceres”.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que nossa compreensão atual de uma possível ligação entre o HPV e o câncer de mama pode significar e como se proteger melhor de ambas as condições.

Quais são os sintomas do HPV?

Seu sistema imunológico pode parar uma infecção por HPV antes mesmo de apresentar sintomas. Caso contrário, você notará verrugas na pele. Existem quatro tipos de verrugas que indicam HPV:

  • As verrugas genitais, que podem parecer lesões planas, podem ser em forma de couve-flor ou podem parecer ter hastes. Eles também podem aparecer no ânus ou próximo a ele.
  • Verrugas comuns, que aparecem como saliências ásperas e elevadas nas mãos e dedos
  • Verrugas plantares – crescimentos duros que aparecem em seus pés
  • Verrugas planas, que podem parecer levemente elevadas e aparecer em qualquer parte do corpo.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

De acordo com o CDC, pessoas diferentes podem apresentar diferentes sintomas da doença. Se você tem HPV, isso não afetará o tipo de sintomas que você pode ter se tiver câncer de mama.

Fique atento a estes sinais:

  • Um novo nódulo no peito ou na axila
  • Inchaço nos seios ou ondulações na pele
  • Irritação ou pele vermelha e descamada nos seios ou na área dos mamilos
  • Qualquer sangue saindo do mamilo ou qualquer secreção ou líquido que não seja leite materno
  • Seu mamilo puxando para dentro, ou seu peito mudando de forma ou tamanho
  • Dor nos seios ou mamilos

Como o HPV causa câncer?

O papilomavírus humano (HPV) é na verdade um grupo de mais de 200 vírus que se espalha pelo contato sexual. Quase todas as pessoas sexualmente ativas são infectadas pelo HPV, e 50% dessas pessoas têm casos de HPV considerados de “alto risco” – o que significa que podem levar ao câncer. Se você tem HPV em seu corpo por muitos anos, isso pode levar algumas células do seu corpo a mudar, causando malignidades. Além do câncer cervical, câncer bucal, câncer de garganta, câncer vulvar, câncer de pênise câncer vaginal foram previamente estabelecidos como estando relacionados com o HPV.

No caso do câncer de mama, dois cepas de alto risco de HPV em amostras de câncer de mama foram detectados. Acredita-se que o HPV seja transmitido às células da mama através do toque pele a pele através das mãos, ou através da boca durante o contato sexual.

Acredita-se que isso seja provável porque os dutos de leite na mama estão abertos e, portanto, podem ser facilmente o ponto de entrada do HPV.

A vacina contra o HPV pode proteger contra o câncer de mama?

Alguns pesquisar mostrou que o vacina pode ser uma ferramenta preventiva útil no futuro.

“A prevalência de HPV no câncer de mama, conforme observado em nosso estudo, indica que a vacinação contra o HPV pode proteger as mulheres contra o câncer de mama, juntamente com o câncer cervical e outros cânceres associados ao HPV”, disse Chinmay Kumar Panda, PhDcientista sênior e diretor assistente sênior do Departamento de Regulação de Oncogenes do Instituto Nacional do Câncer de Chittaranjan, em Bengala Ocidental, na Índia.

Mais uma vez, são necessárias mais pesquisas sobre isso, bem como pesquisas que possam determinar se a administração da vacina contra o HPV após o diagnóstico de câncer de mama em uma mulher pode ser útil.

“Acho que não há evidências disso neste momento”, disse Klopp. “Absolutamente, porém, a vacina contra o HPV impede que as pessoas contraiam todos os tipos de câncer relacionados ao HPV, incluindo câncer cervical, de cabeça e pescoço, anal, vaginal e vulvar.”

A vacina contra o HPV é recomendada principalmente para todos até os 26 anos de idade. Se você corre o risco de uma nova infecção pelo HPV, pode receber a vacina até os 45 anos. Os preservativos também são uma ferramenta importante na prevenção de novas infecções pelo HPV.

Devo fazer o exame de câncer de mama se tiver HPV?

Neste momento, o HPV não é um fator de risco, conforme descrito no Sociedade Americana de Câncerdiretrizes de triagem. Mas você deve fazer mamografias regulares. Exames clínicos e autoexames também podem ser úteis – pergunte ao seu médico sobre quais formas de detecção precoce são adequadas para você.

Resumindo: há muito mais a aprender sobre a possível conexão entre o HPV e o câncer de mama. Concentrar-se na redução do risco de HPV, juntamente com o monitoramento da saúde da mama, é sua melhor estratégia, agora e no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *