O Manchester City pode ganhar o título depois de passar apenas duas semanas na liderança – mas isso não é NADA para o recordista Burnley
O Manchester City pode acabar conquistando o título – apesar de estar na liderança apenas por duas rodadas em 38 durante toda a temporada.
O Citizens liderou a tabela duas semanas após o início da temporada, antes de perder dois pontos para o Newcastle United e não voltaria lá até vencer o Arsenal por 3 a 1 no Emirates Stadium em fevereiro. No fim de semana seguinte, mais dois pontos perdidos para o Nottingham Forest fariam com que os Gunners reassumissem sua posição na liderança.
Parece estranho ver o Manchester City recuperar o atraso na corrida pelo título – mas você só precisa olhar 26 milhas adiante para ver o recorde de um time vencedor do campeonato com praticamente nenhum tempo gasto na liderança…
Burnley conquistou o título sem terminar uma única rodada no topo – até o último jogo da temporada
Burnley é uma das menores cidades que já forneceu uma equipe inglesa vencedora de primeira linha – e embora eles tenham passado a maior parte da temporada 2022/23 no topo do campeonato … as coisas eram muito diferentes em 1959/60 para os Clarets .
Em primeiro lugar, porém, vamos apenas confirmar que estamos procurando uma equipe campeã na primeira divisão e que a equipe em questão deve estar na liderança após cada rodada. Em 1959, Burnley liderou a tabela entre 25 e 26 de agosto após a segunda jornada, mas caiu para o terceiro lugar depois que os rivais completaram suas segundas partidas. Qualquer um pode estar no topo da liga se jogar a partida de abertura da campanha, certo?
Pensando nisso, os Clarets, vencedores do campeonato de 60, só subiram ao topo do futebol inglês no último dia da temporada, marcando o gol da vitória com 60 minutos de futebol para o final da campanha.
Além disso, o lado era incomum por alguns outros motivos. Burnley conquistou o título com um dos menores números de pontos do pós-guerra (55), uma das menores médias de gols (1,39) e um dos maiores números de gols sofridos (61). Mas, longe de serem campeões indignos, o time de Lancashire era admirado por jogar o futebol continental mais fluido da liga.
“Futebol suave e habilidoso que era uma propaganda calorosa de tudo o que havia de melhor no futebol britânico”, disse Jimmy Greaves na época. Talvez as coisas não sejam muito diferentes do estilo de Vincent Kompany.