O Newcastle United enfrenta novo escrutínio do governo, mas o chefe da Premier League ‘não pode realmente comentar’ se a propriedade saudita está sendo reexaminada
O Newcastle United e sua propriedade foram objeto de novo escrutínio do governo, com um comitê do parlamento perguntando ao presidente-executivo da Premier League, Richard Masters, se o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita será reexaminado.
O PIF assumiu o Newcastle em outubro de 2021, aprovado pela Premier League após “garantias juridicamente vinculativas” de que o governo saudita não teria nenhum controle sobre o clube.
Isso foi questionado em um comitê do parlamento, no entanto, depois que os advogados que representam o LIV Golf – também de propriedade do PIF – em um processo judicial nos EUA no mês passado descreveram o presidente do Newcastle e governador do PIF, Yasir Al-Rumayyan, como “um ministro titular do governo ” com “imunidade soberana”.
Masters foi questionado sobre as declarações no comitê do parlamento na terça-feira pelo membro do comitê de Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS), Clive Efford MP, mas ele se recusou a comentar o assunto.
“Eu realmente não posso comentar sobre isso”, disse Masters. “Quero dizer, mesmo ao ponto de dizer, ‘A Premier League está investigando isso?’, não podemos realmente comentar sobre isso.
“Obviamente, estamos completamente cientes. E você está correto sobre a natureza geral dos compromissos que recebemos no momento da aquisição. Mas não posso realmente entrar nisso.
“O momento em que a Premier League comenta publicamente sobre questões regulatórias é quando é cobrado e, no final do processo, quando um painel independente decide se alguma violação de regra realmente ocorreu. O processo de investigação, não falamos em todos.”
Se a Premier League estiver investigando a propriedade do Newcastle United, e acredita-se que o governo saudita tenha controle sobre o clube, então o PIF poderia teoricamente ser removido. De fato, o governo da Arábia Saudita estaria, portanto, sujeito ao teste dos donos e diretores da liga.
Anteriormente, Masters afirmou: “Podemos remover o consórcio como proprietários do clube”, se houver evidências de envolvimento do Estado na administração do Newcastle.
A diretora do Newcastle, Amanda Stavely, nega qualquer envolvimento do estado.
Ela disse à BBC (abre em nova aba): “O PIF é um fundo de investimento autônomo com orientação comercial.”