O que aprendi com meus pacientes sobre os desafios da artrite psoriática

O que aprendi com meus pacientes sobre os desafios da artrite psoriática

Por Rachael Stovall, MD, como dito a Kendall Morgan

As pessoas com artrite psoriática enfrentam muitos desafios. O primeiro pode ser saber que eles têm artrite psoriática. O processo de diagnóstico pode ser difícil. Para muitos, pode haver um atraso no diagnóstico desta doença de 6 meses a 2 anos ou até mais. Um estudo descobriu que mais da metade dos pacientes com artrite psoriática tiveram um atraso no diagnóstico de mais de 2 anos. Tende a ser mais difícil obter um diagnóstico oportuno quando você é mais jovem no momento em que os sintomas começam.

Uma razão para o atraso é que, quando os primeiros sintomas surgem, eles podem estar em um nível subclínico. Talvez você tenha dores nas articulações, mas ainda não tenha inflamação nas articulações (sinovite). Não é incomum que uma pessoa com psoríase e dor nas articulações apareça e podemos não ver imediatamente sinais de inflamação nas articulações. Eles também podem não ter outras evidências de artrite. Às vezes podemos ter que acompanhá-los ao longo do tempo e então o diagnóstico fica mais claro.

Sintomas variados

Uma vez conhecido o diagnóstico e iniciado o tratamento, esta doença ainda apresenta desafios. Acho que talvez o aspecto mais desafiador da artrite psoriática seja que existem vários domínios da doença. Como em outras formas de artrite, pode fazer com que as articulações periféricas fiquem doloridas, inchadas e quentes ao toque. Mas a artrite psoriática também é mais provável do que outros tipos de artrite de envolver suas costas. Você pode ter uma inflamação dolorosa nas articulações entre as vértebras.

Você pode ter inflamação das enteses, que são os locais onde os tendões e ligamentos se inserem no osso. Você também pode ter dactilite ou inflamação de um dedo ou dedo do pé inteiro. Você pode ter dor nos olhos, vermelhidão e inflamação (uveíte). Você pode ter psoríase, alterações nas unhas ou até mesmo doença inflamatória intestinal (DII). Você entendeu a ideia. As pessoas com artrite psoriática geralmente têm toda uma constelação de problemas relacionados à inflamação que afeta muitas partes diferentes do corpo.

Definição de prioridades de tratamento

Como você pode estar lidando com uma série de sintomas e desafios associados, pode ser difícil priorizar com a ajuda do seu médico o que é mais importante para você e tratá-lo. Um paciente pode dizer que está mais incomodado com os sintomas em um domínio do que em outro e não temos necessariamente um medicamento ou uma maneira clara de tratar tudo. Um medicamento pode ser realmente bom para a psoríase, mas ajuda apenas um pouco com a artrite. Você pode decidir tomá-lo e depois adicionar terapias extras.

Se você se incomoda mais com a psoríase do que com a artrite ou vice-versa, precisará levar isso em consideração ao tomar decisões de tratamento. Você pode ter que tomar decisões difíceis sobre o que é mais importante para sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, você também deve pensar no aumento do risco de doenças cardiovasculares ou outras condições. Você vai querer tratar a inflamação para diminuir os outros riscos de longo prazo.

Fadiga e Alterações de Humor

Além dos sintomas que todo mundo pensa com artrite psoriática, pode haver outros. Os pacientes costumam ter muita fadiga, embora isso não seja verdade para todos os pacientes. É difícil dizer o quão comum é. Eu falo muito com os pacientes sobre outras maneiras além dos medicamentos para ajudá-los a se sentirem melhor. Para ajudar com a fadiga, pode ser útil considerar a saúde mental, sono, nutrição adequada e exercícios.

Definitivamente, também é importante verificar o humor deprimido ou as mudanças de humor. A depressão é comum nesta doença. Também é comum com psoríase extensa. Isso torna a artrite psoriática diferente de algumas outras condições reumatológicas. A parceria com médicos de cuidados primários e especialistas em saúde comportamental, sono, exercícios ou nutrição pode ajudar. Considere também abordagens para redução do estresse, como atenção plena e meditação.

Risco de Infecção

Além dos sintomas da artrite psoriática, você também pode sentir ou precisar considerar os efeitos colaterais do tratamento. Em geral, o que mais preocupa os reumatologistas é o aumento do risco de infecção por medicamentos que diminuem o sistema imunológico. Você pode tomar medidas para prevenir a infecção obtendo as vacinas necessárias. O seu médico pode recomendar a triagem para tuberculose latente (TB). Também é recomendado fazer um exame de câncer de pele uma vez por ano.

Tenha em mente que a maioria das infecções que vemos não são necessariamente preocupantes, embora ainda possam ser frustrantes. Se você normalmente tem um resfriado uma vez por ano e está iniciando a imunoterapia, pode esperar dois resfriados por ano. Mas também é possível que você tenha pneumonia, COVID-19 grave ou alguma outra condição mais séria. É bom estar ciente desse risco e informar seu médico se tiver dúvidas.

Pese suas opções

Não costumo ver pessoas com artrite psoriática que estão em tratamento piorando com o tempo. Mas se você piorar ou sentir que o tratamento não está funcionando, considere tentar outra coisa. É ótimo que agora tenhamos uma variedade de medicamentos que funcionam de maneiras diferentes. Se uma terapia não funcionar, temos outras opções. Pode depender de qual domínio da sua doença está ativo se o tratamento não está funcionando tão bem quanto você gostaria e o que é mais importante para você do ponto de vista da qualidade de vida.

Para tomar essas decisões, recomendo que qualquer pessoa com diagnóstico de artrite psoriática consulte um reumatologista. Você também deve consultar um dermatologista para psoríase. Se você tiver uveíte, também consultará um oftalmologista. Na maioria das vezes, um médico de cuidados primários nos encaminharia e, por sua vez, poderíamos encaminhar a outros especialistas. Em alguns centros acadêmicos, você pode frequentar uma clínica onde pode consultar um dermatologista e um reumatologista ao mesmo tempo. Dessa forma, podemos discutir as opções juntos e praticar a tomada de decisões compartilhada sobre o que vem a seguir.

Gerenciar a artrite psoriática como qualquer condição crônica leva tempo. Você deve consultar seu médico regularmente, especialmente se tiver um novo diagnóstico e estiver apenas iniciando a terapia. Eu geralmente gosto de ver os pacientes de volta no primeiro mês. Vou verificar os exames de sangue para procurar sinais de problemas de segurança com a função renal e hepática. Então, dependendo de como eles estão indo com o tratamento, posso vê-los a cada 3 meses ou mais. O tratamento da artrite psoriática pode ser complexo, e é importante que você tenha um médico de sua confiança que possa lidar com os desafios e ajudá-lo com quaisquer problemas e frustrações que possam surgir ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *