‘O que posso fazer? Brigar com todo mundo?’: José Mourinho otimista antes da final da Liga Europa
José Mourinho disse que não se incomoda com as críticas antes de comandar a Roma na final da Liga Europa contra o Sevilla na noite de quarta-feira, o técnico português claramente relaxado no comportamento.
Depois de vencer o Bayer Leverkusen por 1 x 0 no total das semifinais, muitos analistas desaprovaram as táticas de Mourinho na segunda mão, que viu a Roma defender com determinação e manter apenas 28% da posse de bola no empate em 0 x 0.
Mourinho, no entanto, está imperturbável enquanto espera montar um time titular para erguer o troféu da Liga Europa na Arena Puskas, em Budapeste.
“Quem me questiona? Eu não me importo”, disse Mourinho Esportes BT. “O que posso fazer? Lutar contra todos?
“Não, não posso fazer isso. Trabalho muito e tento o meu melhor – essa é a minha educação, é o que faço todos os dias. Minha história está aí, ninguém pode apagá-la. Mas também é minha filosofia de vida, tenho um final para jogo na quarta-feira e farei todo o possível para tentar vencê-lo.”
Quando se trata de finais europeias, Mourinho é um vencedor em série. Apenas no ano passado ele levou a Roma ao título da Europa Conference League. Além disso, o técnico de 60 anos venceu todas as cinco finais europeias em que esteve como técnico, mas o Sevilla está com seis vitórias em seis nas finais da Liga Europa. Na quarta-feira, algo tem que dar.
Apesar disso, ele certamente está confiante e determinado a entregar à Roma mais um troféu continental. Quando questionado sobre como conseguiu levar a Roma à sua segunda final europeia em anos consecutivos, Mourinho aponta para o básico.
“Trabalhando duro, motivando os jogadores a trabalhar duro, acreditando e nunca desistindo, mesmo nos momentos difíceis”, disse ele. “Você sempre deve pensar que o que aconteceu antes é história e, se quiser ter sucesso no futebol, deve trabalhar com a mesma ambição do primeiro dia.
“Gostamos, lutamos, trabalhamos e vamos jogar bem essa final. Há clubes onde é claro que uma final é apenas mais uma final, mas para a Roma não é apenas mais uma final, é um momento muito especial. “
Desconsiderando a Supercopa da UEFA, Mourinho perdeu apenas uma final em toda a sua carreira como técnico: a Copa da Inglaterra de 2018 com o Manchester United. O português venceu 13 finais, um recorde surpreendente que ele espera melhorar com a Roma na Liga Europa na noite de quarta-feira.