O que são as provas de saída do futebol? Como esses acampamentos de futebol potencialmente transformadores realmente funcionam
Ser informado de que você não é bom o suficiente para ganhar um contrato profissional é uma das conversas mais comoventes que qualquer jovem jogador de futebol pode ter. Mas isso nem sempre tem que ser onde a jornada termina.
Muitos jogadores jovens encontram uma rota de volta ao jogo por meio de testes de avaliação, também conhecidos como testes de saída.
“Os testes de avaliação são para jogadores que estão chegando ao fim de seus estágios, que não serão mantidos por seus clubes para contratos profissionais”, explicou Henry Westmacott, diretor de mídia da League Football Education (LFE), ao QuatroQuatroDois.
Westmacott realizará três eventos em todo o Reino Unido ao longo de maio.
“Ajudamos esses jogadores a encontrar novas oportunidades.”
As provas reúnem centenas de jogadores em busca de uma segunda chance. Os únicos requisitos de elegibilidade são que eles tenham passado a temporada anterior nos livros de um clube da EFL e que sejam membros da PFA. Eles ainda consistem em exercícios técnicos e jogos menores e maiores, com a presença de olheiros.
“Nem todos os clubes da Football League estão presentes, mas a grande maioria manda alguém para baixo. Também temos participantes da Premier League e da Premiership escocesa. Se eles virem alguém de quem gostam, eles registram seu interesse e informamos o jogador.”
Os ensaios LFE são talvez os mais conhecidos, mas existem muitos outros. Esses campos podem mudar a vida dos jogadores, talvez os maiores exemplos sejam Jamie Vardy e Chris Smalling, que participaram do processo e mais tarde conquistaram títulos da Premier League e internacionalizações pela Inglaterra.
“Eu estava planejando ir para a universidade”, lembra Smalling, que venceu a primeira Liga da Conferência Europa com a Roma na última temporada, lembrando-se de ter sido dispensado pelo Millwall quando adolescente. O zagueiro então apareceu para testes de avaliação antes de ser contratado por Maidstone fora da liga e selar uma mudança para o Fulham.
“Eu não tinha nada a perder e dei tudo de mim. Funcionou muito bem.”
Embora Smalling tenha decidido não ir para a universidade, alguns jogadores são levados ao ensino superior como resultado dos testes.
“Os jogos estão disponíveis para assistir on-line, o que significa que atraímos muitos participantes do exterior”, diz Westmacott. “Um resultado crescente que estamos vendo são os jovens jogadores sendo escolhidos por faculdades nos Estados Unidos e ganhando bolsas de estudos para estudar. Pode não ser o que eles esperavam fazer em suas carreiras, mas permite que eles continuem jogando o jogo que amam, além de sair com um diploma ou diploma no bolso ao final.”
As próximas semanas e meses verão milhares de jovens jogadores de futebol tentando deslumbrar por um lugar no futebol profissional. Sintonize… você pode ter um vislumbre de um futuro campeão da primeira divisão.