O que seu muco diz sobre sua saúde
Você pode pensar em muco – a coisa líquida, pegajosa ou gomosa que você espirra, cheira e tosse – como algo irritante para o qual você nunca parece ter um lenço de papel. Pode não ser sexy, mas o muco é um dos maiores defensores do seu corpo.
Esse fluido escorregadio e às vezes pegajoso vem das membranas mucosas que revestem o trato respiratório – nariz, boca, laringe, traqueia e pulmões. O muco fornece umidade para o ar que respiramos e lubrifica o trato respiratório. “O muco desempenha uma função protetora na captura de detritos, alérgenos, poeira e patógenos, como vírus e bactérias, que podem ser transportados para fora do corpo”, diz Ken Yanagisawa, MD, presidente da Academia Americana de Otorrinolaringologia-Cabeça e Pescoço Cirurgia.
Significados da cor do muco
Você provavelmente notou que o muco aparece em uma variedade de cores e texturas quando você está doente, fungando ou congestionado, ou tem uma condição como uma infecção sinusal. Embora a cor do muco não seja suficiente para sempre diagnosticar uma doença ou uma determinada condição, ela pode indicar a direção certa.
E mesmo que você não perceba, o muco está sempre presente.
Fino e claro. É a coisa fedorenta que aparece com alergias. Principalmente água, mas repleta de sais dissolvidos, proteínas e anticorpos, o muco claro também pode significar que seu corpo está em um estado saudável. Seus tecidos nasais o produzem constantemente. A maior parte escorrega sorrateiramente pelo fundo da garganta e se dissolve no estômago sem que você perceba.
Branco. Seu nariz pode estar entupido. Os tecidos inchados nas passagens nasais diminuem o fluxo de muco, enquanto a perda de umidade o torna mais espesso e turvo. Este tipo de muco cria condições para um resfriado ou uma infecção sinusal.
Amarelo. Um resfriado ou infecção pode estar acumulando vapor. Seu muco pode assumir uma tonalidade amarela quando seus glóbulos brancos correm para o local de uma infecção para tentar evitá-la.
Verde. Glóbulos brancos mortos podem tornar seu muco verde e pegajoso. Seu sistema imunológico está em alerta máximo. Ligue para o seu médico se não melhorar em 10 a 12 dias ou se tiver febre. Se você tem sinusite, que é uma infecção bacteriana, seu médico provavelmente irá prescrever antibióticos para esclarecê-la.
Marrom. Você pode ter sentido um grande cheiro de algo como sujeira. Muco acastanhado também pode ser tingido com sangue velho.
É raro, mas em doenças pulmonares crônicas como bronquiectasia ou fibrose cística, as bactérias nos pulmões podem causar inflamação e sangramento que transformam o muco em marrom escuro.
O que é importante lembrar é que o muco amarelo, verde ou marrom pode sinalizar infecções bacterianas ou virais.
Vermelho. Um tom vermelho ou rosado pode significar um pouco de sangue inofensivo, digamos, assoar o nariz com frequência ou algo irritando o revestimento nasal. Em alguns casos, “o muco vermelho – ou crostas com sangue – pode ser devido ao sangue de hemorragias nasais ou sangramento de um pólipo ou mesmo de um tumor”, diz Yanagisawa.
Preto. Você pode estar respirando detritos que estão se acumulando em seu nariz. Muita poeira ou fumaça de cigarro também podem escurecer o muco. E embora raro, também pode ser um sinal de infecção fúngica. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, consulte seu médico.
Saber o que as cores do muco podem significar pode ajudar, mas tudo se resume ao que é normal para o seu corpo. Portanto, preste atenção, aconselha Yanagisawa. “Qualquer descoloração ou alteração na consistência que seja anormal para o seu corpo deve ser monitorada de perto e, se persistente, deve justificar uma ligação ou visita ao seu médico.”
Gerenciamento de Muco
A chave para lidar com o muco é identificar sua origem. Por exemplo:
Alergias ou resfriados. Este muco fino, claro e aquoso pode ser tratado com anti-histamínicos. Esteja atento se você tiver um distúrbio da próstata, no entanto. Sprays de esteroides nasais também podem aliviar. Se você tem glaucoma, precisará ser cauteloso com esses dois tratamentos.
Os descongestionantes de venda livre (OTC) também podem ajudar, mas tome cuidado ao usá-los, diz Yanagisawa. Eles podem desencadear palpitações cardíacas ou acelerar sua frequência cardíaca. Enquanto isso, sprays descongestionantes nasais como a oximetazolina (Afrin) podem abrir suas passagens nasais e ajudá-lo a respirar melhor por um tempo, mas não eliminam o muco. Se você usar um descongestionante nasal por mais de 3 dias seguidos, a congestão pode voltar e desencadear um ciclo difícil de quebrar. Também:
- Os anti-histamínicos nasais prescritos podem ajudar quando os remédios OTC não funcionam. O sabor amargo pode afastar algumas pessoas, no entanto.
- Os expectorantes OTC que contêm guaifenesina (Mucinex, Robitussin) ajudam a quebrar o muco no peito e a manter as vias aéreas úmidas.
“Para crianças, há vários aspiradores nasais que podem ser utilizados para aspirar secreções nasais e muco com segurança e eficácia”, observa Yanagisaw.
Infecções do nariz, sinusite ou garganta. Estes normalmente desencadeiam muco verde ou amarelo. “Isso é melhor tratado com antibióticos se as bactérias forem as culpadas”, diz ele.
Se o muco vier da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o melhor tratamento são remédios, como um bloqueador do receptor de histamina-2, como a famotidina. Um inibidor da bomba de prótons, como omeprazol, também pode funcionar. Cortar certos alimentos, incluindo chocolate, alimentos condimentados, frutas cítricas e bebidas com cafeína ou vinho tinto também pode ajudar.
Mantendo a Saúde do Muco
“O muco é normal e de vital importância para o bom funcionamento do nosso trato respiratório”, diz Yanagisaw.
Para manter as coisas funcionando corretamente:
- Beba muitos líquidos para se manter hidratado.
- Use névoas salinas nasais ou sprays para manter a umidade.
- Experimente um umidificador e vapor em climas mais frios.
- Lave o excesso de muco e secreções nasais com um dispositivo de irrigação nasal e sinusal, como um lota.