O que vem a seguir para David De Gea no Manchester United? Analisando o futuro do goleiro espanhol em meio à confusão contratual
O goleiro do Manchester United, David De Gea, teve uma decisão difícil de tomar: permanecer no clube com o qual passou 12 anos de carreira ou sair por transferência gratuita em meio a ofertas lucrativas de outros lugares.
Esta decisão vem depois o atlético informou na terça-feira que De Gea assinou uma extensão de contrato no clube apenas para o United desistir da proposta acordada.
O contrato do espanhol em Old Trafford expira em 30 de junho, mas ele concordou em reduzir drasticamente seu salário de £ 375.000 por semana para permanecer no clube.
No entanto, o Manchester United não assinou o contrato que oferecia inicialmente, apresentando uma nova oferta ao espanhol com salários ainda mais baixos. Compreensivelmente, De Gea ainda não concordou com os novos termos, deixando-o com uma decisão a tomar antes da nova temporada.
Então, o que vem a seguir para David De Gea no Manchester United?
Fique e lute pelo primeiro lugar
Desde sua primeira temporada no Manchester United, na campanha 2011/12, David De Gea foi tão questionado. Erros notáveis contra o Sevilla nas quartas de final da Liga Europa se destacam na temporada mais recente, com alguns críticos sugerindo que ele foi o culpado pela dobradinha de Ilkay Gundogan pelo Manchester City na final da Copa da Inglaterra.
Apesar das críticas, porém, o jogador de 32 anos ainda teve um bom desempenho pelos Red Devils, ao conquistar a segunda luva de ouro de sua carreira ao manter 17 jogos sem sofrer golos na Premier League. Há questões mais urgentes dentro do time principal do Manchester United que Ten Hag provavelmente também vai querer resolver antes da situação do goleiro, como as opções de ataque e a contratação de Mason Mount.
De Gea certamente não é alguém que foge de uma batalha pelo primeiro lugar. Durante seu tempo no clube, Victor Valdes, Sergio Romero e Dean Henderson reivindicaram o título de goleiro titular, e todos falharam em desalojar permanentemente o espanhol. Henderson retorna a Old Trafford neste verão na esperança de impressionar Ten Hag, mas seus comentários no início da temporada passada não foram bem recebidos.
Supostamente feliz em Manchester com sua família, De Gea também tem considerações fora do clube de futebol, como se deseja mudar seus filhos para um país diferente.
Independentemente disso, De Gea ainda tem a capacidade de permanecer no Manchester United – se ele está feliz por ter sido humilhado pelo clube é uma questão diferente.
Arábia Saudita está chamando
De acordo com o atlético, clubes da Arábia Saudita estão de olho na situação de De Gea no Manchester United e podem oferecer a ele um acordo lucrativo para rumar ao Oriente Médio. Com seu contrato reduzido drasticamente se ele permanecer na Inglaterra, jogar na Saudi Pro League definitivamente oferece uma maneira de manter sua renda considerável.
Combinando isso com o fato de que Ten Hag aparentemente não está convencido por sua defesa, uma partida pode ser melhor para ambas as partes. O Correio diário até relatou que a incerteza de Erik ten Hag sobre De Gea é a razão pela qual o Manchester United desistiu de um novo contrato, sugerindo que ele preferiria que os fundos fossem para um novo goleiro.
E a chegada de um novo goleiro parece provável. Andre Onana, da Inter de Milão, esteve fortemente vinculado nas últimas semanas por uma transferência de £ 50 milhões, enquanto Diogo Costa pode estar disponível em um acordo de preço reduzido, já que o Porto procura equilibrar as contas, já que a ameaça de quebrar os regulamentos de fair play financeiro da Uefa paira sobre eles.
A incerteza de Ten Hag provavelmente se concentra na falta de proficiência técnica de De Gea em jogar a bola pela defesa, algo que o técnico holandês claramente quer que sua equipe empregue, mas é uma tática que ele não confia com o espanhol em campo. Se De Gea deseja uma vida longe das críticas às vezes mordazes da imprensa e da mídia social, agora é a oportunidade perfeita após a aparente inaptidão do Manchester United.
Mais notícias do Manchester United
Notícias de transferência do Manchester United está fazendo as rondas, com os Red Devils dizendo estar no mercado para várias estrelas neste verão.
Mohammed Kudus foi vinculado e custaria cerca de £ 40 milhões. Kim Min-jae está seriamente ligadoenquanto Mason Mount continua a ser rumores, também. Incrivelmente, Neymar também está ligado.
O Manchester United também lançou seu novo uniforme para a temporada 2023/24e pode ser a melhor colaboração com a Adidas que eles já tiveram.