O segredo por trás da vitória do título nos acréscimos do Arsenal contra o Liverpool em Anfield em 1989
O Arsenal viajou para Anfield no jogo final da temporada 1988/89 da Primeira Divisão sabendo que precisava vencer por pelo menos dois gols para ultrapassar o rival Liverpool na tabela e se tornar o campeão.
É claro que os Gunners o fizeram devidamente, com Alan Smith marcando aos 53 minutos para definir uma finalização na arquibancada, antes de Michael Thomas aparecer nos acréscimos para partir os corações do Liverpool e seguir cenas de júbilo do Arsenal.
Nigel Winterburn começou como lateral-esquerdo do Arsenal naquele dia, como parte do famoso gerente de defesa que George Graham construiu em uma posição tão resoluta. Falando com QuatroQuatroDoiso inglês descreve o segredo da vitória naquele dia.
“George estava calmo e relaxado, como sempre”, descreve Winterburn. “Todo mundo pensou que estaríamos entusiasmados porque tínhamos que marcar dois gols contra o Liverpool.
“Mas George estava se esforçando para não sofrer porque, se o fizéssemos, estaria acabado – marcar três gols em Anfield era simplesmente inédito. Ele disse que se marcássemos a qualquer momento, o Liverpool teria uma decisão enorme a tomar.
“Ele suspeitava que eles poderiam entrar em pânico. E então a história mudou naquele minuto final. Se você olhar para alguns dos jogadores do Liverpool, eles pensaram que a liga era deles … e então foi arrebatada.”
O gol de Michael Thomas, marcado aos 91 minutos da partida, rapidamente se tornou conhecido como o final mais dramático de uma temporada da primeira divisão do futebol inglês – e é considerado por alguns como melhor do que o gol da vitória de Sergio Aguero contra o QPR na temporada 2011/12 campanha.
Para ser justo, raramente um título da Premier League ou da Primeira Divisão foi disputado pelos dois primeiros no jogo final da temporada.
O comentário “Está em jogo agora” de Brian Moore também se tornou uma das frases mais icônicas do esporte. Compreensivelmente, dada a magnitude da ocasião.
Mais histórias do Arsenal
notícias de transferência do Arsenal está aumentando neste verão, com os Gunners decidiram afrouxar sua estrutura salarial para atrair os melhores jogadores.
Jurrien Timber parece ser o próximo a entrar, Moises Caicedo está fortemente ligado, Xavi Simons está no radar, Ivan Fresneda pode entrarno entanto Arsenal pode vender £ 100 milhões em jogadorestambém. Romeo Lavia está na mira – no entanto O Liverpool também o quer.
Enquanto isso Folarin Balogun está sendo avaliado em £ 50 milhões.