Onda de calor faz hamburgueria precisar adiar horário de abertura

Onda de calor faz hamburgueria precisar adiar horário de abertura

A cidade de São Paulo, assim como outros municípios no país, enfrenta uma forte onda de calor que está trazendo consequências para os mais diversos setores.

Na última terça-feira (14), o restaurante Generoso Burguer, localizado na Vila Buarque, na região central de São Paulo, publicou um informe avisando que no lugar de abrirem às 12h, como de costume, abririam apenas às 18h devido ao calor.

Isso porque não havia condição saudável de trabalho para os seus cozinheiros: “Nosso ar-condicionado garante que o salão fique agradável, mas a cozinha ainda fica quente demais e as chances de acidentes devido à fadiga do calor é bem grande. Não tem água gelada e ventiladores que vençam chapa, duas fritadeiras e caldeirão de óleo ligados ao mesmo tempo”, explicam.

Na publicação, ainda orientam os clientes a pedir o sanduíche de peixe, que “é mais leve” do que os outros do cardápio.

Segundo Márcio Rabelo, sócio da hamburgueria, a ideia de abrir mais tarde veio depois que ele mesmo começou a se sentir mal na cozinha.

“Decidi tomar essa decisão hoje de manhã quando cheguei para preparar o mise en place e a pré-fritura das batatas que fazemos aqui e comecei a me sentir mal. E isso era 9h”, contou em entrevista à CNN.

Além dessa questão, também destaca a saúde dos funcionários: “Você pode ter uma queda de pressão e sofrer um acidente sério. Então preferi assumir esse risco de não abrir para garantir o mínimo de bem-estar da equipe.”

O restaurante existe desde 2019 e 80% dos seus pedidos são feitos presencialmente, no salão. O resto é feito via delivery.

O horário de funcionamento se manterá dessa forma até quinta-feira (16). No final de semana, a equipe é reforçada e por isso funcionará no horário normal. “Vamos programar pausas extras para que a possa ficar fora da cozinha por um tempo”, conta Márcio.

A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que os estabelecimentos devem seguir a legislação que, por meio do Ministério do Trabalho, determina que a temperatura dos locais deve variar entre 20ºC e 23ºC.

Ainda segundo Marco Amatti, consultor da Abrasel e da MAPA Negócios em Alimentação, outros restaurantes e bares estão sofrendo com o calor por diversos motivos, como equipamentos que quebram, pois não foram projetados para esta temperatura ambiente, mas principalmente por conta de áreas externas sem condições de uso, o que diminui o número de assentos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *