Onde ficar em Melbourne durante sua visita (atualizado em 2023)
Postou: 07/03/2023 | 7 de março de 2023
Melbourne é provavelmente minha cidade favorita na Austrália. Enquanto Sydney possui as atrações turísticas mais icônicas, Melbourne é mais descontraída e um centro de artes e cultura.
Lar de mais de cinco milhões de pessoas, tem uma população diversificada e um toque europeu, lar de muitos festivais, exposições de arte, música ao vivo, arte de rua deslumbrante, bares e cafés descontraídos e comida deliciosa. Você poderia facilmente passar mais de uma semana aqui e apenas arranhar a superfície quando se trata de coisas para ver e fazer.
Embora o transporte público vá a todos os lugares, Melbourne é um pouco esparramada, por isso é importante escolher com cuidado a área onde você fica, caso contrário, você passará a maior parte da viagem no trânsito.
Para ajudá-lo a decidir onde ficar em Melbourne, neste post, destacarei os melhores bairros abaixo para que você possa escolher a área que mais se adequa ao seu estilo de viagem e orçamento, pois todos os bairros desta cidade têm seu próprio clima.
Mas, antes de entrar em detalhes, aqui estão algumas perguntas comuns que recebo sobre os bairros de Melbourne:
Qual é o melhor bairro para visitantes de primeira viagem?
Centro da cidade, ou “o CBD”, como os locais costumam chamá-lo, tem algo que agradará a maioria dos viajantes. Está repleta de grandes museus, monumentos, cafés, restaurantes e bares. É o ponto mais central para fazer muitos passeios turísticos.
Qual é o melhor bairro para famílias?
St Kilda é uma antiga faixa boêmia que por acaso tem o maior número de restaurantes da cidade. Mas o bairro também abriga o Luna Park, o parque temático mais antigo do mundo, além de estar situado à beira-mar. (Observe que esta também é uma ótima área para mochileiros!)
Qual é o melhor bairro para fazer compras?
Os viciados em compras estarão no paraíso ao longo da Chapel Street, repleta de butiques, em South Yarra.
Qual é o melhor bairro para quem gosta de gastronomia?
Fitzroy está repleto de restaurantes incríveis – desde mordidas clássicas e tradicionais até locais de ponta. Eu também acho que esta é apenas uma área legal para sair também.
Qual é o melhor bairro para se sentir como um local?
Richmond, localizada a leste do centro, oferece diversas atividades para os moradores locais, como comer, beber e fazer compras. Além disso, é o lar de “Little Saigon”.
Qual é o melhor bairro em geral?
É difícil apontar apenas um bairro de Melbourne como “o melhor”, mas Centro da cidade enquadra-se nesta categoria pela sua localização e porque tem de tudo um pouco para todos os gostos. Dito isto, eu também amo St. Kilda também.
Com essas perguntas agora respondidas, aqui está um detalhamento mais específico de cada bairro – com acomodação sugerida para cada um, para que você saiba onde ficar em Melbourne.
Onde ficar em Melbourne para visitantes de primeira viagem: Centro da cidade
“The CBD” (um acrônimo para “Central Business District”) pode não ter um nome particularmente sexy, mas tem algo que a maioria dos outros bairros de Melbourne não tem: um pouco (ou em alguns casos muito) de tudo. Compras, restaurantes, museus, cafés, galerias e até mesmo a vida noturna estão representados aqui. Comece na icônica Flinders Street Station, que era o terminal ferroviário mais movimentado do Hemisfério Sul na década de 1920, e depois se espalhe e explore o centro de Melbourne, incluindo a popular Federation Square e a vizinha National Gallery of Victoria.
Melhores lugares para ficar no centro da cidade:
- ORÇAMENTO: Bem-vindo ao Mercure – Bem no centro de tudo, este é um bom local econômico. O Mercure pode ser uma rede global, mas também é confiável, e esse local não é exceção. Os 330 quartos são decorados com bom gosto com camas de tamanho grande, minibares e mesas. Alguns quartos têm excelentes vistas sobre a cidade também.
- INTERVALO MÉDIO: Brady Hotels Central Melbourne — Este hotel boutique tem academia, lavanderia self-service e quartos com camas queen size macias, minibares, varandas e produtos de banho Urban Skincare Co.
- LUXO: Tesouro em Collins — Indiscutivelmente o hotel mais elegante do CBD, o Treasury on Collins, listado como patrimônio, oferece quartos em estilo de apartamento: acomodações amplas e com vários cômodos com cozinhas, sofás, escrivaninhas, camas king-size, máquinas de lavar e muito mais. Se você quer se sentir como se estivesse morando temporariamente em Melbourne, este é um bom lugar para fazer isso.
Onde ficar em Melbourne para famílias: St. Kilda
Um antigo reduto boêmio que também já foi o distrito da luz vermelha, St. Kilda é uma área à beira-mar que abriga o Luna Park, o parque temático mais antigo do mundo, divertido para todas as idades. Há um calçadão à beira-mar para explorar e uma divertida feira de artesanato aos domingos. Também possui o maior número de restaurantes da cidade. Comece na Acland Street, onde os quarteirões estão repletos de restaurantes.
Melhores lugares para ficar em St. Kilda:
- ORÇAMENTO: Sessenta e dois em cinza — A apenas alguns minutos a pé da parada de bonde mais próxima e a 12 minutos a pé do Luna Park, o Sixty Two on Gray oferece acomodações em estilo de apartamento com cozinha e camas muito confortáveis, tudo por um preço acessível.
- INTERVALO MÉDIO: Hotel Tolarno — Fundado pela artista Mirka Mora e seu marido, que chegaram a Melbourne depois de fugir da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, o Tolarno é uma atração de St. Kilda há décadas. Cada um dos quartos com decoração retrô é único, cujas paredes são banhadas em uma cor diferente e enfeitadas com peças de artistas locais.
- LUXO: Missão St. Kilda Bayside — As 56 suítes do Quest St. Kilda Bayside oferecem tudo o que uma família deseja para uma estadia neste bairro divertido, incluindo cozinhas, máquinas de lavar e vários quartos. O hotel fica a uma curta caminhada de todas as atrações de St. Kilda, incluindo o Luna Park.
Onde ficar em Melbourne para fazer compras: South Yarra
South Yarra possui parques de esculturas, galerias de arte e jardins verdejantes, mas o principal motivo para se instalar aqui por um tempo é para fazer compras superlativas. Não perca a Chapel Street, uma rua ladeada por butiques, onde você pode estourar seu cartão de crédito (ou pelo menos olhar as vitrines de designers locais e europeus). A área também tem muitos cafés independentes!
Melhores lugares para ficar em South Yarra:
- ORÇAMENTO: Albergue South Yarra — Situado numa casa vitoriana, este hostel tem uma enorme cozinha, uma zona de barbecue e uma espaçosa sala comum. É pequeno e aconchegante, com uma equipe super simpática.
- INTERVALO MÉDIO: A Hospedaria Claremont — Instalado em um edifício vitoriano de 1886, o Claremont oferece vários tipos de quartos, desde apartamentos totalmente equipados até quartos duplos, com ventiladores de teto e TVs de tela plana. O pequeno-almoço está incluído.
- LUXO: Olsen — Situado na Chapel Street, o Olsen está perfeitamente posicionado para aproveitar a cena de compras de South Yarra. O hotel tem como tema a arte, incluindo obras do paisagista Dr. John Olsen (que deu nome ao hotel) espalhadas pela propriedade. Os quartos possuem camas grandes e confortáveis e obras de arte únicas, além de dois restaurantes e um spa.
Onde ficar em Melbourne para quem gosta de gastronomia: Fitzroy
Outrora um bairro solidamente da classe trabalhadora, Fitzroy tornou-se um ímã para moradores e visitantes amantes da comida. As ruas agora são ladeadas por restaurantes de todos os tipos – desde aqueles que servem diversos pratos não australianos ou pratos de inspiração local de origem local até pubs que servem comida elevada e restaurantes de ponta que definem tendências. Comece na Gertrude Street, que é uma espécie de microcosmo desse próprio enclave culinário.
Melhores lugares para ficar em Fitzroy:
- ORÇAMENTO: O Convento — A vida neste edifício já foi muito diferente do que é agora. Instalado em um antigo convento, o The Nunnery hoje é um albergue divertido e ativo, onde viajantes de todos os tipos ficam no grande quarto de hóspedes entre as refeições. As opções de dormir incluem quartos em estilo dormitório – com 4 a 12 camas (incluindo alguns quartos apenas para mulheres) – bem como quartos privados para uma ou duas pessoas.
- INTERVALO MÉDIO: Hotel Royal Derby — Com mais de um século e meio, todos os quartos aqui são espaçosos e incluem uma kitchenette com torradeira, micro-ondas e frigorífico. O pub interno é um dos melhores do bairro.
- LUXO: Lyf — Localizado na fronteira de Fitzroy e Collingwood, Lyf é uma propriedade moderna de 128 quartos que inclui uma cozinha comum totalmente equipada e uma lavanderia para uso dos hóspedes. Os quartos em estilo de apartamento farão você se sentir como se estivesse morando na parte mais legal de Melbourne.
Onde ficar em Melbourne para viver como um local: Richmond
Richmond é uma área promissora que, como Fitzroy, está repleta de comidas deliciosas. Ao contrário de Fitzroy, porém, é mais um assunto local, completo com seu próprio enclave vietnamita conhecido como “Little Saigon”. Se você quer se sentir como um morador local e ficar longe da maioria dos turistas, este é um ótimo bairro para fazer isso.
Melhores lugares para ficar em Richmond:
- ORÇAMENTO: Apartamentos Knightsbridge — Localizada a oeste de Richmond, Knightsbridge é uma das únicas opções acessíveis na área. Os quartos simples são aconchegantes e incluem Wi-Fi gratuito, AC e uma pequena cozinha.
- INTERVALO MÉDIO: Colina Lanbruk Richmond — Os 26 quartos e suítes do Lanbruk são elegantes e amplos, com cafeteiras, torradeiras, chaleiras e escrivaninhas. Alguns oferecem vistas incríveis do bairro. Há também um terraço na cobertura com vista panorâmica da região.
- LUXO: O heterogêneo — Este hotel cinco estrelas celebra o passado de Richmond como o centro da indústria têxtil e de moda de Melbourne. O interior do hotel – seu saguão, salões e quartos – é banhado em cores e decorado com tecidos ricos. O hotel também abriga obras de muitos artistas locais. Os quartos elegantes e espaçosos têm colchões maciços e macios, móveis sofisticados e chuveiros incríveis.
Melbourne é uma cidade animada e divertida, perfeita para mochileiros e viajantes com orçamento limitado. Como é tão espalhado, é importante escolher um bairro que melhor atenda aos seus interesses para minimizar o tempo de deslocamento. Mas, não importa onde você fique, não há como errar, já que todos os lugares em Melbourne são incríveis!
Reserve sua viagem para Melbourne: dicas e truques logísticos
Reserve seu voo
Usar Skyscanner para encontrar um voo barato. Eles são meu mecanismo de pesquisa favorito porque pesquisam sites e companhias aéreas em todo o mundo, para que você sempre saiba que não há pedra sobre pedra.
Reserve sua acomodação
Você pode reservar seu albergue com Hostelworld pois eles têm o maior estoque e as melhores ofertas. Se você quiser ficar em outro lugar que não seja um albergue, use Booking.com pois eles retornam consistentemente as tarifas mais baratas para pousadas e hotéis baratos.
Para sugestões de albergues, aqui está uma lista completa dos melhores albergues em Melbourne.
Não se esqueça do seguro viagem
O seguro de viagem irá protegê-lo contra doenças, ferimentos, roubo e cancelamentos. É uma proteção abrangente caso algo dê errado. Eu nunca viajo sem ele, pois já tive que usá-lo muitas vezes no passado. Minhas empresas favoritas que oferecem o melhor serviço e valor são:
Procurando as melhores empresas para economizar dinheiro?
Confira minha página de recursos para as melhores empresas para usar quando você viaja. Listo todos os que uso para economizar dinheiro quando estou na estrada. Eles também economizarão dinheiro quando você viajar.
Quer mais informações sobre Melbourne?
Certifique-se de visitar nosso guia de destino robusto para Melbourne para ainda mais dicas de planejamento!