Opções de tratamento para sintomas de perimenopausa e menopausa
Até 85% das pessoas que passam por menopausa apresentar sintomas como suores noturnos e ondas de calor. Estes também são chamados de sintomas vasomotores. Mas 70% não são tratados.
No webinar WebMD “Indo além das ondas de calor: opções de tratamento para os sintomas da perimenopausa e da menopausa,” Juliana M. Kling, MD, MPH, explicou como tratamentos hormonais e não hormonais pode ajudá-lo a se sentir melhor durante a menopausa.
“A terapia hormonal é o tratamento mais eficaz para o tratamento de ondas de calor e suores noturnos da menopausa”, disse Kling. “Mas para aqueles que não podem fazer terapia hormonal, temos um bom kit de ferramentas de tratamentos que podem melhorar sua qualidade de vida.”
Enquetes do Visualizador
Uma pesquisa durante o webinar descobriu que 42% dos espectadores queriam saber como uma combinação de tratamentos não hormonais como hipnose, terapia cognitivo-comportamental (TCC), antidepressivos (SSRIs) e redução do estresse baseada em mindfulness pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa.
Em outra pesquisa, 40% das entrevistadas queriam saber mais sobre como o tratamento hormonal para a menopausa pode ajudar a melhorar o sono.
Pergunta: Estou mais interessado neste tratamento não hormonal para os sintomas da menopausa:
- Hipnose: 4%
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC): 8%
- Antidepressivos (SSRIs): 14%
- Redução do estresse baseada em mindfulness: 30%
- Uma combinação destes: 42%
Pergunta: Estou mais interessado em saber como o tratamento hormonal para a menopausa pode melhorar:
- Sono: 40%
- Qualidade de vida: 34%
- Humor: 9%
- Função sexual: 8%
- Densidade óssea: 6%
Perguntas do visualizador
Kling também respondeu a algumas perguntas dos espectadores durante o webinar. Estes incluíram:
“Existem problemas de saúde para quem começa a menopausa precocemente?”
“Você deve fazer exames anuais de obstetrícia/ginecologia, mamografias ou exames de Papanicolaou após a menopausa?”
“Você deve ficar com seu OB/GYN regular após a menopausa ou mudar para um médico especializado em cuidados pós-menopausa?”
Se você passar pela menopausa antes dos 45 anos, a terapia de reposição hormonal pode ser uma ótima opção para você, disse Kling. A menopausa precoce pode levar a um risco maior de consequências para a saúde a longo prazo, que incluem demência, doenças cardiovasculares, diminuição da qualidade de vida, osteoporose e disfunção sexual.
Após a menopausa, os cuidados preventivos ainda são importantes. Kling sugere que você consulte seu obstetra/ginecologista regularmente, especialmente se tiver secura vaginal, sangramento ou caroços nos seios.
Ela recomenda que você faça exames de câncer de mama e mamografias anualmente ou a cada dois anos até que você tenha pelo menos 75 anos. Papanicolau com ou sem teste de HPV (pergunte ao seu médico se precisar de um) também são importantes após a menopausa. Se você teve um teste de Papanicolau negativo, também chamado de exame de Papanicolaou, e um teste de HPV negativo após os 30 anos de idade, você pode espaçar esses testes a cada 5 anos.
Kling diz que cabe a você decidir se deseja permanecer com seu médico regular ou mudar para um que se concentre nos cuidados pós-menopausa. Você pode encontrar um novo médico através do site da North American Menopause Society.
“O que é uma coisa comumente mal compreendida sobre a menopausa?”
“Quanto tempo dura a terapia hormonal?”
“Quanto tempo leva depois da menopausa para se sentir ‘normal’ novamente?”
Kling descobre que muitas pessoas acham que a terapia hormonal é ruim. Alguns acham que você deve superar os sintomas da menopausa sem nenhum tratamento. Mas seus sintomas podem ser muito intensos e afetar sua vida em geral.
A terapia hormonal é um tratamento seguro e eficaz, disse Kling, se você tiver menos de 60 anos ou 10 anos após seu último ciclo menstrual e não tiver nenhuma condição atual ou anterior que não permita o uso de terapia hormonal.
Não há limite de idade específico para terapia hormonal, disse ela. Depende de quando você começou a menopausa. Depois de começar, você pode ter sintomas por 7 a 10 anos. Portanto, o tratamento durará o tempo que seu médico achar necessário. Você decidirá com eles, anualmente, se faz sentido continuar. Você pode precisar apenas por alguns anos, mas outros podem precisar de tratamento por mais tempo.
Como seus sintomas podem durar até uma década, pode demorar um pouco para se sentir “normal” novamente. Mas Kling disse que você pode voltar a se sentir mais rápido por meio da terapia hormonal.
“A terapia hormonal previne ou leva ao ganho de peso?”
“Sem qualquer tratamento para a menopausa, sintomas como ganho de peso, alterações de humor e outros problemas desaparecem com o tempo?”
A terapia hormonal tem pouco ou nenhum efeito sobre o quanto você pesa, disse Kling. Mas pode ajudar na maneira como seu peso pode ser distribuído. Por exemplo, após a menopausa, você pode ter mais gordura abdominal devido a uma queda nos níveis de estrogênio. Mas a terapia hormonal pode ajudar a prevenir isso, disse ela.
Embora não afete diretamente o seu peso, a terapia hormonal pode ajudá-lo a manter-se energizado e a dormir melhor à noite. Isso pode ajudá-lo a ir à academia com mais frequência ou comer de forma mais saudável e evitar o ganho de peso, de acordo com Kling.
Sem qualquer tratamento, seus sintomas como suores noturnos ou ondas de calor geralmente desaparecem após a menopausa. Mas Kling disse que se você não receber tratamento, qualquer peso ganho durante a menopausa pode ser mais difícil de perder.
Opções de tratamento não hormonal para a menopausa
Kling explicou por que o tratamento dos sintomas vasomotores é tão importante. Estudos mostram que aqueles que não são tratados visitam seu médico mais do que aqueles que recebem tratamento.
“Vemos que os custos diretos com a saúde são maiores para pessoas com ondas de calor e suores noturnos”, disse Kling. “As pessoas com sintomas também estão faltando ao trabalho, o que afeta diretamente a elas e à nossa sociedade.”
Mas a terapia hormonal não é sua única opção. Se você não pode ou não quer usar a terapia hormonal, estes opções não hormonais pode ajudar a aliviar alguns dos seus sintomas:
Abordagens de estilo de vida:
- Roupas e ambientes legais
- Ficar longe de gatilhos como cafeína ou alimentos condimentados
- Exercício regular
- Ioga
- Perda de peso
Medicamentos:
- Mesilato de Paroxetina (Brisdelle)
- Outros ISRSs
- SNRIs
- Gabapentinóides
- Clonidina (Catapres, Catapres-TTS-1, Catapres-TTS-2)
Técnicas mente-corpo:
- TCC
- hipnose clinica
- Redução do estresse baseada em mindfulness
- Ritmo de respiração e relaxamento
Medicina complementar e alternativa (CAM):
- Suplementos e ervas como vitamina E, cohosh preto, cardo de leite, canabinóides e muito mais
Mais de WebMD
Aprender sobre Webinários WebMD.