Para alguns pacientes de LASIK, as complicações prejudicam a saúde mental

Para alguns pacientes de LASIK, as complicações prejudicam a saúde mental

9 de maio de 2023 – Para pessoas com problemas de visão, acordar de manhã sem precisar encontrar os óculos imediatamente ou correr para colocar as lentes de contato parece um sonho. É por isso que a cirurgia ocular LASIK – ceratomileusis in situ assistida por laser – é uma das cirurgias eletivas mais populares nos EUA.

Mas desde o início da cirurgia, surgiram preocupações de um número crescente de pacientes LASIK que não estão satisfeitos com seus resultados. Embora o FDA diga que a maioria dos pacientes com LASIK está satisfeita, alguns disseram que a cirurgia fez mais mal do que bem, não apenas para a visão, mas também para a saúde mental.

O procedimento usa um laser para remodelar permanentemente a córnea para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. Cerca de 600.000 a 700.000 cirurgias LASIK são realizadas a cada ano, de acordo com dados recentese leva cerca de 30 minutos para executar (com custos variando entre US$ 1.500 e US$ 2.500 por olho).

A possível relação entre LASIK e resultados adversos de saúde mental não é uma ideia nova. Em 2008, durante um FDA reuniãoos pacientes LASIK e suas famílias puderam compartilhar suas histórias.

Um testemunho veio de um pai de um paciente LASIK que morreu por suicídio aos 28 anos de idade. Gerald Dorrian, pai do falecido Colin Dorrian, disse que seu filho não tinha histórico de doença mental antes de receber o procedimento para sua visão deficiente e astigmatismo. Colin Dorrian foi avisado de que havia uma pequena chance de que suas pupilas dilatadas pudessem aumentar o risco de efeitos colaterais de longo prazo, mas ele prosseguiu com a cirurgia.

Ele acabaria tendo problemas, vendo imagens triplas sobrepostas, halos e vários outros problemas de visão. Em uma carta final, que Gerald Dorrian leu em voz alta para as autoridades de saúde, Colin Dorrian escreveu: “Se eu não conseguir consertar meus olhos, vou me matar. No momento em que escrevo, vivi por 6 anos e meio assim, e isso me deixa cada vez mais louco a cada dia. … Cada coisa que eu olho … parece feia e confusa para mim. Simplesmente não consigo aceitar o fato de que devo viver assim.

Desde a morte de Colin Dorrian, o FDA continua a fazer questão de alertar as pessoas sobre as complicações que podem advir do LASIK, instando os médicos a serem o mais transparentes possível com os pacientes em potencial.

O efeito colateral mais comum do LASIK é o olho seco. Estudos têm mostrado que uma maioria dos pacientes relatam sintomas de olho seco nas semanas e meses após a cirurgia, com 95% relatando olho seco imediatamente após a cirurgia. De acordo com os dados, o olho seco tende a atingir o pico alguns meses após o procedimento e, em seguida, a maioria dos pacientes observa melhorias dentro de 6 a 12 meses.

E embora estudos do FDA tenham concluído que a esmagadora maioria dos pacientes com LASIK está satisfeita com suas cirurgias, continua a haver um número menor, mas crescente, de pessoas que sentem que o LASIK lhes causou deficiências visuais ao longo da vida. Halos, dificuldade para dirigir à noite, sensibilidade à luz e visão dupla – tudo isso pode ter um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes.

Kira Manusis, MD, oftalmologista do Mount Sinai Hospital em Nova York, diz que, como qualquer cirurgia, LASIK tem suas complicações, mas a taxa é muito baixa. E embora não seja protocolo para os médicos perguntar aos pacientes sobre seu histórico de saúde mental antes do procedimento, Manusis diz que é evidente que alguém não seria um bom candidato para LASIK quando chega com “expectativas irrealistas” para sua visão pós-cirurgia.

“Eles podem ou não precisar de um retoque, pode haver uma complicação (que resulta em) perda de visão devido à correção da visão a laser… mas esse risco é extremamente baixo”, diz Manusis. “Portanto, se alguém não consegue compreender ou lidar com isso como uma possibilidade, isso é uma grande bandeira vermelha. É alguém que não deveria ter correção de visão a laser.”

No verão de 2022, o FDA emitiu um rascunho de orientação para informar o público sobre alguns dos resultados adversos do LASIK, incluindo o risco potencial de “dano psicológico”.

O rascunho do documento obteve mais de 700 comentários do público, variando de muitos clientes felizes do LASIK, cujas vidas mudaram para melhor, até um grupo menor que diz que a cirurgia e seus efeitos negativos duradouros afetaram enormemente seu bem-estar mental.

Estudos mostraram claramente que o LASIK tem uma alta taxa de satisfação, mas quando se trata de avaliar a frequência de complicações do LASIK, depressão e até mesmo suicídio, “atualmente é uma coisa desconhecida”, diz a oftalmologista Julie Schallhorn, MD, professora associada do Departamento de oftalmologia da Universidade de São Francisco, especializado no estudo dos resultados da cirurgia refrativa para pacientes.

“O LASIK é um procedimento muito comum. Muitas pessoas recebem LASIK todos os dias. Problemas de saúde mental também são muito comuns nos Estados Unidos”, disse Schallhorn. “É o fato de alguém ter feito LASIK e ter problemas de saúde mental causados ​​por LASIK? Ou é apenas o fato de que as pessoas fazem LASIK e têm problemas de saúde mental e essas duas coisas estão relacionadas temporalmente?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *