Perder um testículo em um jogo de reservas, chutar ratos gigantes e ir voluntariamente para o borstal: Dixie Dean, o único atacante que Erling Haaland não consegue igualar
William ‘Dixie’ Dean era o epítome do robusto centroavante britânico: forte como um rinoceronte e muitas vezes jogando como um.
Embora seu recorde de gols tenha caído na história do futebol inglês como simplesmente imbatível – basta perguntar ao atacante do Manchester City Erling Haaland – se você quiser saber o quão difícil era o jogo na era de Dixie, considere isto: jogar em uma partida de reservas para Tranmere quando ele era 16, Dean foi desafiado tão ferozmente que perdeu um testículo.
Ele apenas riu (não literalmente). Ainda assim, isso não era tão surpreendente.
Afinal, tratava-se de um rapaz que tinha ido voluntariamente para Borstal – uma espécie de centro de detenção juvenil no Reino Unido – aos 11 anos porque as instalações de futebol da escola para jovens delinquentes eram as melhores de Birkenhead.
“Eu disse aos outros rapazes que tinha sido condenado por roubo, então me encaixei”, lembrou ele mais tarde.
Dean tinha cabelos negros como azeviche, tez morena e um sorriso largo e cheio de dentes. Ao contrário de um mito popular, seu apelido parece ter sido a corrupção de uma etiqueta de infância, ‘Digsy’, ao invés de uma alusão aos estados confederados do sul da América.
Seu torso robusto foi colocado em cima de um par de pernas que poderiam ter sido esculpidas em troncos de árvores, dando a ele um tiro poderoso que Dean supostamente aprimorou chutando ratos gigantes contra uma parede durante o turno da noite como aprendiz de montador.
Tudo isso culminou com Dean marcando ridículos 60 gols na temporada 1927/28 da Divisão 1, um total que nenhum outro jogador conseguiu igualar no século desde então. Haaland tentou o seu melhor, mas ainda conseguiu ‘apenas’ 35 gols na Premier League nesta temporada.
É verdade que o norueguês está muito mais perto quando todas as competições são incluídas, com seus surpreendentes 52 gols ao longo da campanha 2022/23 muito mais perto dos 63 de Dixie Dean, embora o ex-artilheiro do Everton não tenha conquistado a Copa da Liga ou a Europa para aumentar sua contagem como Haaland faz agora.