“Pode virar, mas sem vender o controle“
O Fortaleza pode ser mais um clube do futebol brasileiro a se tornar SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Foi o que disse o presidente do clube, Marcelo Paz, em entrevista exclusiva ao programa CNN Esportes S/A.
O passo que o Fortaleza quer dar nesse momento é apenas de virar SAF e não vender nada das ações.
Marcelo Paz, presidente do Fortaleza
O mandatário elogiou como a lei da SAF foi implementada no Brasil e vê como caminho natural para a melhora econômica dos clubes.
“Eu acho uma legislação muito boa. A SAF se prova ser uma lei acertada. Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia passaram a ter um nível de competitividade muito maior. Com exceção do Bahia, os outros três estavam com uma dificuldade muito grande e a SAF deu esse respiro”, disse o mandatário do Leão do Pici.
“Possibilita investimento externo e melhora práticas de governança. O Fortaleza não tem intensão de vender controle. Viraria uma SAF com controle de 100% das ações.”
Paz acredita em um modelo parecido com o que é praticado na Alemanha, onde os clubes detêm sempre a maior parte sobre as ações.
“O Bayern de Munique é um clube que 25% das suas ações são de empresas e os outros 75% ficam no controle do clube. Na legislação da Alemanha, não pode passar de 50%. O clube sempre vai ter autonomia. No Brasil, pode até 90%.”
CNN Esportes S/A
Esta é a quinta edição do CNN Esportes S/A. o programa que vai ao ar todos os domingos, às 20h45, fala sobre um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.
Compartilhe: