Por que a Inter de Milão não tem patrocinador na camisa?
A Inter de Milão enfrentará o AC Milan na segunda mão da semifinal da Liga dos Campeões na noite de terça-feira, mas, talvez surpreendentemente para um clube tão importante no futebol moderno, eles não têm um patrocinador adornando a frente de seus camisa.
Em vez disso, é deixado em branco, com as icônicas listras pretas e azuis do Nerazzuri deixadas intactas. A Inter estreou seu kit sem patrocínio pela primeira vez durante uma vitória por 3 a 1 contra a Lazio em 30 de abril, e continua a fazê-lo enquanto tenta chegar à final da Liga dos Campeões em Istambul em 10 de junho.
Enfrentando seus rivais da cidade em San Siro na noite de terça-feira, o Inter mais uma vez ficará sem patrocinador na frente de seu kit. Mas por que?
A Inter de Milão não tem um patrocinador na frente de seu kit devido a uma disputa em andamento com a DigitalBits, uma blockchain de criptomoeda que assinou um contrato plurianual com o time da Serie A no valor de € 85 milhões em setembro de 2021.
A DigitalBits inicialmente se tornou o patrocinador de manga do Inter, antes de fazer a transição para o principal patrocinador da camisa. De acordo com os resultados financeiros, a empresa não conseguiu enviar € 24 milhões em parcelas ao Inter, porém, faltando pagamentos em junho de 2022, outubro de 2022 e fevereiro de 2023, respectivamente.
O presidente-executivo do Inter, Alessandro Antonello, também confirmou em outubro passado que o clube estava procurando um patrocinador substituto, removendo a marca de tudo relacionado ao Inter, exceto na frente da camisa masculina.
“(Isto) ainda não foi pago pelo patrocinador, para o qual eles apresentaram razões que nossos advogados consideram infundadas”, disse Antonello na última reunião da AGO da Inter em outubro passado.
“As negociações estão em andamento para encontrar uma solução amigável para a disputa. No momento, não é possível prever se essas negociações serão bem-sucedidas ou não. Se não for possível chegar a um acordo, o clube considerará tomar medidas legais para proteger nossos interesses.
“O clube já tomou todas as providências necessárias no mercado, iniciando diversas discussões para encontrar um possível novo sócio da camisa através de sua própria estrutura comercial para que o novo sócio assuma o mais rápido possível.”
Eventualmente, o Inter suspendeu o contrato de patrocínio com a DigitalBits em abril.
A Roma, também patrocinada pela blockchain da criptomoeda, seguiu o exemplo, removendo a marca de suas camisas ao mesmo tempo. Desde então, eles adicionaram ‘SPQR’ às suas camisas, que é uma abreviação da frase latina “Senatus Populus Que Romanus”, uma referência ao governo da antiga República Romana que é comum em toda a cidade.