Por que a vitória do Liverpool na Copa da UEFA em 2001 fez com que Gary McAllister vestisse a camisa errada ao receber o prêmio de Melhor em Campo de Johan Cruyff
Quando o Liverpool venceu o Alavés por 5 a 4 na final da Copa UEFA de 2001 com um gol de ouro na prorrogação, Gary McAllister recebeu o prêmio de Melhor em Campo das mãos do lendário Johan Cruyff enquanto vestia a camisa de um de seus companheiros de equipe.
Já tendo trocado sua camisa do Liverpool por um jogador do Alavés no final da partida, o escocês teve que se esforçar para encontrar uma com a ave de fígado no peito, em vez do escudo espanhol.
Falando sobre a partida, em que McAllister marcou um pênalti e deu uma assistência para mais dois gols, além de marcar a falta para o gol contra do Alavés na prorrogação, ele diz que o Liverpool deveria ter vencido o jogo com mais conforto, embora o espetáculo certamente correspondeu às expectativas para o neutro.
“Estávamos a vencer por 3-1 ao intervalo e sentíamos que íamos ganhar por quatro ou cinco – mas depois de algumas decisões corajosas do treinador do Alavés, eles voltaram a atacar e a final foi no fio da navalha,” McAllister diz QuatroQuatroDois. “Na prorrogação, sabíamos que estaria acabado se alguém pudesse marcar um gol de ouro.
“Ganhamos uma cobrança de falta e me concentrei em fazer um chute decente no meio da área. Ainda bem que a bola pegou na cabeça de um zagueiro do Alavés e entrou na trave.
“Tive a sorte de ser eleito o melhor em campo e entregue o troféu a Johan Cruyff, que foi um herói para mim enquanto crescia. Na verdade, troquei de camisa com o filho dele, Jordi, depois do jogo, mas precisava ter uma camisa do Liverpool. para pegar o prêmio, então eu conheci Johan vestindo a camisa de Nick Barmby! Uma noite gloriosa.”
Aos 36, McAllister também conseguiu jogar toda a partida de 116 minutos, um feito pelo qual muitos depois do jogo o elogiaram.
A Copa da UEFA de 2001 também representou o primeiro troféu europeu de sua estimada carreira, enquanto a vitória do Liverpool naquela noite no Westfalenstadion em Dortmund, Alemanha, significou que os Reds garantiram o triplo de vitórias na copa naquela temporada, somando-se à Copa da Liga e à Copa da Inglaterra que haviam conquistado. já apanhados no início da campanha.