Por que os torcedores do PSG protestam tão veementemente contra Lionel Messi, Neymar e a diretoria do clube?
Lionel Messi, Neymar Jr. e a hierarquia do PSG enfrentaram fortes protestos dos torcedores do clube na quarta-feira, com torcedores pedindo a renúncia da diretoria, pois também criticaram “jogadores superestimados”.
O grupo PSG Ultras Collectif Ultras Paris (CUP) organizou o protesto, que começou inicialmente na sede do clube em Boulogne. Cerca de 400 torcedores se reuniram, com sinalizadores acesos e faixas feitas para destacar sua insatisfação com a direção do clube.
Um banner dizia: “PSG, quem é você, para onde você está indo? Você me ouve?”
Gritos foram feitos contra jogadores como Messi, Neymar e o técnico Christophe Galtier, enquanto eles também criticavam o presidente Nasser Al Khelaifi, a quem a Copa exigiu um encontro.
Em outro lugar, um grupo de torcedores do PSG ficou do lado de fora da casa de Neymar gritando e exigindo que ele deixasse o clube, apesar do contrato do jogador ir até o verão de 2027 com opção de mais um ano.
📸 Torcida do PSG em frente a casa do Neymar pic.twitter.com/wXgIOBNM6M3 de maio de 2023
Como resultado dos acontecimentos, o PSG reforçou a segurança no campo de treinamento do clube, Camp des Loges, com os jogadores recebendo também proteção extra fora de suas casas.
Os protestos seguem-se à suspensão do PSG de Messi por duas semanas, depois que o argentino fez uma viagem não autorizada à Arábia Saudita. Os torcedores zombaram de Messi e Neymar no Parc des Princes em várias ocasiões nesta temporada, no entanto, a CUP esclareceu que os protestos estão relacionados a uma questão mais ampla no clube.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a CUP criticou o “recrutamento sem visão global”, as contratações de “jogadores sobrevalorizados” e “mercenários” e os preços elevados dos bilhetes. Claramente descontente com a direção do clube, o comunicado também se refere ao clube potencialmente se afastando do Parc des Princes no futuro, enquanto sugere que o futebol, e não a expansão comercial, deve ser o foco dos proprietários.
“QIF (Qatar Investment Fund) você comprou um clube de futebol… jogue futebol!”
O clube condenou as ações dos torcedores desde então.
“O Paris Saint-Germain condena veementemente as ações intoleráveis e ofensivas de um pequeno grupo de indivíduos que ocorreram na quarta-feira”, diz um comunicado do clube.
“Quaisquer que sejam as diferenças de opinião, nada justifica tais ações.
“O clube dá todo o seu apoio aos seus jogadores, funcionários e todos os alvos de tal comportamento vergonhoso.”