Por que Stiliyan Petrov começou a jogar em um time da Sunday League com David Busst, Maik Taylor e o pai de Jude Bellingham
Quando Stiliyan Petrov anunciou sua aposentadoria do futebol profissional aos 34 anos em maio de 2013 devido à sua leucemia linfoblástica aguda, parecia improvável que ele conseguisse jogar futebol novamente.
Felizmente, o ex-meio-campista do Celtic e do Aston Villa levou menos de 18 meses para retornar ao esporte como jogador. Petrov começou a jogar pelo Wychall Wanderers, time local de mais de 35 anos da Liga de Domingo, ao lado de alguns nomes impressionantes, como ele revela ao QuatroQuatroDois.
“Adorei”, diz Petrov FFT. “Entrei para o Wychall Wanderers quando eles estavam na segunda divisão dos maiores de 35 anos. Subimos ao nível superior e comandamos por três anos consecutivos.
“Os meninos não gostaram de mim porque eu estabeleci regras: nos encontraríamos para o café da manhã e eu diria para eles não beberem na noite anterior! Tínhamos um lado formidável e grandes personagens: Maik Taylor , David Busst, Mark Bellingham – o pai de Jude. Era tudo sobre o amor pelo futebol.”
Não é de admirar que o time tenha se saído tão bem, considerando que Maik Taylor é o ex-goleiro da Irlanda do Norte, Fulham e Birmingham City, enquanto Mark Bellingham é um renomado artilheiro do futebol inglês fora da liga. David Busst, o ex-jogador do Coventry que mais tarde ganhou distintivos de treinador da UEFA, administrou a equipe.
De fato, o tempo de Busst como técnico do Wychall Wanderers certamente funcionou melhor do que o período malfadado de John Barnes no Celtic, que Petrov experimentou em primeira mão em 1999.
O búlgaro explica por que não deu certo, sugerindo que os jogadores não estavam fazendo o trabalho necessário para ajudar Barnes a ter sucesso em Glasgow.
“Eu não conseguia entender muito do que estava acontecendo devido à barreira do idioma, mas sempre havia brigas”, diz Petrov. “Eu podia ver pequenos grupos e problemas.
“Ele não conseguia controlar o vestiário porque havia alguns personagens muito poderosos. Foi o primeiro trabalho de John desde que se aposentou como jogador, e um grande para ele.
“A equipa estava a ganhar, mas tínhamos muitos problemas internos. Os jogadores não estavam a dar tudo por ele. Às vezes, um trabalho pode chegar um pouco cedo para alguém, mas isso não significa que seja um mau treinador.”