Por que você os obtém, quanto tempo duram e o que você pode fazer.
Quando você coloca um DIU, é normal sentir cólicas.
“Seu útero é um músculo, e quando você coloca algo dentro dele, o músculo responde contraindo”, diz Lisa Holloway, enfermeira perto de Washington, DC, especializada em saúde feminina. Seu corpo também libera hormônios que podem causar dor.
O que esperar quando você colocar um DIU
Quando você coloca um DIU, seu médico ou enfermeiro insere um pequeno tubo de plástico em seu útero através da vagina. O DIU está dentro do tubo. É um procedimento rápido que geralmente leva apenas alguns minutos.
Você pode sentir cólicas e desconforto enquanto está sendo colocado. Você pode sentir náuseas ou tonturas. Ou você pode não ter nenhum sintoma.
“Algumas mulheres têm mais cólicas do que outras”, diz Holloway. “Pessoalmente, coloquei meu primeiro, segundo e terceiro DIU em meu escritório na hora do almoço. Outras mulheres tiveram uma reação tão intensa que tive que removê-la imediatamente para garantir que a paciente estivesse estável.”
Se você teve filhos, pode ter menos cólicas porque seu útero pode ser maior e menos sensível.
O que você pode fazer antes de colocar o DIU
Para reduzir as cólicas, experimente estas técnicas antes da consulta.
- Coma, beba e vá à sua visita em boa forma. Se você se sentir bem ao iniciar o procedimento, poderá sentir menos dor. “Por favor, não entre na inserção do DIU de ressaca, desidratado e pulando o café da manhã”, diz Holloway. “Essa é uma receita para se sentir mal.” Beba água e coma alguma coisa antes da sua visita.
- Tente relaxar. “Quando você reduz o medo e a tensão, sente menos dor”, diz Holloway. Tente exercícios de respiração, visualização ou outras técnicas de relaxamento. Às vezes, uma simples distração pode ajudar. Ouça música ou converse com seu médico enquanto ele o coloca.
- Agende seu horário em um bom horário. Tente agendar sua consulta durante os últimos dias de sua ciclo menstrual. “Seu colo do útero fica amolecido e levemente dilatado durante esse período, o que pode facilitar a inserção”, diz Holloway.
- Pegar ibuprofeno ou naproxeno antes do tempo. “O ibuprofeno é uma das melhores opções para dores musculares causadas por cólicas uterinas”, diz Holloway. “Mas muitas pessoas não percebem que funciona melhor se você tomar antes das cólicas.” Peace Nwegbo-Banks, MD, obstetra e ginecologista do Serenity Women’s Health & Med Spa em Houston, TX, recomenda tomar 600 miligramas de ibuprofeno ou 500 miligramas de naproxeno uma hora antes da consulta.
O que esperar depois de colocar um DIU
Você ainda pode ter cólicas alguns dias, semanas ou meses depois de colocar o DIU. Provavelmente vai se sentir muito como cólicas menstruais. Você também pode ter dores na parte inferior das costas.
Se você tem um DIU de cobre, como o ParaGard, pode ter mais cólicas. Mas você deve se sentir melhor depois de alguns meses, à medida que seu útero se acostuma. DIUs hormonais, como Kyleena, Liletta, Mirena e Skyla, tendem a causar menos cólicas.
Para algumas mulheres, as cólicas duram de 1 a 2 dias após a inserção do DIU. Para outras, duram algumas semanas. Ou pode demorar de 3 a 6 meses antes de desaparecer. Você também pode ter sangramento irregular e intenso por 3 a 6 meses.
O que você pode fazer depois que seu DIU estiver inserido
Para aliviar a dor após o procedimento:
- Tome medicamentos de venda livre. Para reduzir a inflamação e ajudar com a dor após a colocação do DIU, seu médico pode recomendar medicamentos de venda livre, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno. Tente tomar 600 miligramas de ibuprofeno a cada 8 horas no primeiro ou segundo dia. Mas verifique primeiro com seu médico para se certificar de que é seguro para você.
- Pratique o autocuidado. Vá devagar e com calma nos dias após colocar o DIU. “Hidrate-se, descanse e passe alguns dias de moletom se precisar”, diz Holloway. Tente uma almofada de aquecimento. Aplique-o suavemente na área onde sentir cãibras. “Exercícios e relações sexuais podem causar mais cãibras, então adie a atividade até sentir vontade”, diz Holloway.
O que fazer se as cólicas não passarem
É normal que as cólicas durem alguns meses ou mais. Mas se a qualquer momento você estiver insatisfeito com a forma como se sente, estiver preocupado com suas cólicas ou notar uma dor nova ou extrema, ligue para seu médico.
”A dor pode ocorrer conforme você se ajusta ao DIU. Outras vezes, pode ser um sinal de um problema maior”, diz Holloway. É possível que seu DIU não tenha sido colocado corretamente, não esteja no lugar certo ou você tenha uma lesão no útero devido ao procedimento.
Se as cólicas forem fortes, durarem mais de 3 meses, ou se você tiver uma secreção fétida ou sangramento intenso, você deve consultar um ginecologista.