Preocupado com ChatGPT e trapaça? Aqui estão 4 coisas que os professores devem saber
“Então, quando as pessoas ficam preguiçosas e [say], ‘Ei, escreva isso para mim’, e depois pegue e use, pode haver erros nele”, disse Schneider. Isso torna um ferramenta valiosa para gerar ideias e escrever rascunhos, mas uma opção arriscada ao usá-lo para trabalhos finais. Os alunos que decidirem usar o ChatGPT provavelmente precisarão verificar novamente se as informações fornecidas estão corretas, conhecendo as informações em primeiro lugar ou confirmando com outras fontes confiáveis.
ChatGPT pode apoiar professores, não substituí-los
Para alguns educadores, o ChatGPT também alerta para o fato de que a adoção generalizada da IA pode levar a perdas de emprego, particularmente em áreas como tutoria e ensino de línguas. Schneider disse que isso é improvável. “Não consigo imaginar um sistema escolar que não tenha professores”, disse ele. Numerosos estudos mostram uma correlação entre fortes conexões aluno-professor e maior envolvimento, frequência e desempenho acadêmico dos alunos.
À medida que as pessoas exploram como a IA apoiará o ensino e a aprendizagem, os papéis dos professores podem mudar à medida que essas ferramentas tecnológicas se tornam mais amplamente utilizadas. “Os professores terão que evoluir e descobrir como aproveitar o poder dessa ferramenta para melhorar o ensino”, disse Schneider. Por exemplo, o AI Institute for Transforming Education for Children with Speech and Language Processing Challenges, que recebeu US$ 20 milhões em financiamento do IES e da National Science Foundation, está explorando como o ChatGPT pode apoiar os fonoaudiólogos. De acordo com um recente pesquisa da American Speech-Language-Hearing Association, o número médio de alunos atendidos por um fonoaudiólogo é 48. “Simplesmente não há patologistas suficientes nas escolas”, disse Schneider. O ChatGPT tem o potencial de ajudar os fonoaudiólogos a preencher a papelada, o que leva quase seis horas por semanae construir planos de tratamento personalizados para alunos com deficiências cognitivas, como dislexia.
“Precisamos repensar o que podemos fazer para liberar os professores para fazer o trabalho em que são realmente bons e como ajudá-los a individualizar suas intervenções e fornecer instrução e apoio”, disse Schneider.
Quando você usa o ChatGPT, seus dados não estão seguros
O ChatGPT é convincente porque faz referência a uma grande quantidade de dados e identifica padrões para gerar texto que parece ter sido escrito por um humano. Pode até imitar o estilo de escrita e o tom da pessoa que o usa. “Quanto mais dados eles tiverem, melhor será o modelo”, disse Schneider, referindo-se à capacidade do ChatGPT de gerar respostas. “E há toneladas de dados flutuando por aí.”
A informação que os usuários colocam no ChatGPT para que ele gere uma resposta – também conhecida como input – pode ser uma pergunta, uma afirmação ou mesmo um texto parcial que o usuário deseja que o ChatGPT complete. Mas quando os alunos usam o ChatGPT, eles podem estar colocando seus dados em risco.
De acordo com a política de privacidade da Open AI, entradas – incluindo aquelas com informações pessoais, como nomes, endereços, números de telefone ou outro conteúdo confidencial – podem ser analisadas e compartilhadas com terceiros. Além disso, existe o risco sempre presente de que, se o ChatGPT for hackeado, um mal-intencionado possa acessar os dados dos usuários.
Schneider reconheceu que, se o ChatGPT for usado para apoiar o ensino e a aprendizagem, a privacidade é uma grande preocupação. “Estamos desenvolvendo métodos muito melhores para preservar a privacidade do que no passado”, disse ele. “Temos que lembrar que é um pouco de análise de custo. Usar todos esses dados tem muitos benefícios. Também tem alguns riscos. Temos que equilibrar isso.” Ele acrescentou que o ChatGPT é semelhante a usar um Apple Watch ou falar com um Amazon Alexa, porque essas ferramentas também dependem de dados dos usuários.
Banir o ChatGPT não é uma solução de longo prazo
Como os alunos podem inserir solicitações originais no ChatGPT e obter respostas exclusivas, isso levanta a questão: O uso do ChatGPT é plágio? E quanto texto gerado por IA precisa ser editado até que seja considerado um próprio trabalho dos alunos? Em vez de responder a essas perguntas, algumas escolas, incluindo distritos em Los Angeles, Cidade de Nova York e Seattleoptaram por banir completamente o uso do ChatGPT.