Presidente da ASCO, Eric Winer, sobre parceria com o paciente
ERIC WINER: Olá. Eu sou Eric Winer. Eu sou um oncologista médico, um oncologista médico que passou minha vida focando no câncer de mama e na pesquisa do câncer de mama. E agora sou o diretor do Cancer Center da Yale University no Yale Comprehensive Cancer Center e o médico-chefe do Smilow Cancer Hospital.
Este ano, meu lema presidencial para a ASCO é a parceria com os pacientes, a base do atendimento clínico e da pesquisa. E foi um tema muito deliberadamente selecionado. Eu faço muitas coisas e fiz muitas coisas na minha carreira. Eu eduquei, fiz pesquisas, cuidei de pacientes. Mas tudo o que faço fundamentalmente se baseia no atendimento ao paciente e surgiu do meu interesse em tornar o atendimento ao paciente o melhor possível para todos.
Ainda atendo pacientes; Ainda me sinto muito forte em ver pacientes. Eu não posso fazer isso muitas horas por semana. Passo cerca de meio dia por semana na clínica, mas acho que o dia em que parar de atender pacientes provavelmente será o dia em que me aposentarei.
ERIC WINER: Acho que muito do meu compromisso com o atendimento ao paciente vem de experiências que tive quando criança e como adulto, como paciente, e reconhecendo o quanto os médicos podem ser importantes, os médicos e outros profissionais de saúde podem ser para pessoas que têm doenças graves. E me dá muita satisfação cuidar das pessoas, mas também sentir que estou em um relacionamento realmente positivo com elas e fazendo parceria com elas em relação aos seus cuidados e, nesse caso, em relação à sua participação na pesquisa.
E, na verdade, se alguém deseja que um paciente considere participar de um estudo clínico ou de outras pesquisas, é muito importante que esse paciente entenda exatamente do que se trata essa pesquisa, do que se trata o estudo clínico e que tudo vem de uma parceria eficaz. Acho que há muitos, muitos médicos e muitos enfermeiros e muitos médicos assistentes e farmacêuticos e assistentes sociais que já fazem um ótimo trabalho em termos de parceria com seus pacientes, mas, ao mesmo tempo, acho que sempre podemos fazer um trabalho melhor .
Eu também acho que existem forças em jogo que estão tornando isso mais difícil do que nunca.
ERIC WINER: Às vezes as pessoas perguntam, o que é um estudo clínico? E um ensaio clínico está fornecendo assistência, mas está fornecendo assistência dentro de um ambiente de pesquisa. E os ensaios clínicos vêm em diferentes formas e tamanhos.
Os ensaios clínicos mais avançados são ensaios que comparam um tratamento padrão. Então vamos imaginar que temos um regime padrão para câncer de mama que pode consistir em um ou dois medicamentos ou um certo tipo de radioterapia. E nesse ensaio clínico, muitas vezes você compara esse tratamento padrão com algo que muitas pessoas acham que pode ser melhor.
Pode ser melhor porque é mais eficaz. Pode ser melhor porque tem menos efeitos colaterais. Mas, mesmo assim, há pessoas que pensaram muito sobre isso e pensaram que esse novo tratamento poderia ser melhor. E então, nesse ensaio clínico, os pacientes são chamados de randomizados.
Assim, um paciente recebe um tratamento, outro paciente recebe um tratamento diferente. E geralmente não é baseado em nenhuma característica do paciente. É realmente aleatório. E dessa forma, podemos fazer a pergunta: o novo tratamento é algo melhor do que o tratamento padrão?
ERIC WINER: Na verdade, acho que os pacientes recebem melhores cuidados e ficam mais felizes com seus cuidados se, de fato, sentirem que fazem parte da equipe e que têm uma forte parceria com seu médico, enfermeiro, o que quer que seja. E, de fato, foram feitos estudos que demonstraram isso. E houve uma revisão feita pelo Instituto de Medicina, agora chamado de Academia Nacional de Medicina, muitos anos atrás, que sugeria fortemente que os pacientes que se sentem parte da equipe e têm parcerias fortes têm melhores resultados gerais, duram menos de permanência no hospital, estão mais satisfeitos com seus cuidados e, como regra geral, parecem se sair melhor.
E acho que gosto de pensar nisso é que a equipe médica é especialista em tratamentos médicos. O paciente e, às vezes, a família do paciente são especialistas no paciente. E é preciso juntar o julgamento médico e o conhecimento, o conhecimento muito profundo sobre o paciente, que leva à decisão certa.
Agora, acho que uma parte disso é que, como médico, quando você está tentando tomar decisões com um paciente sobre se deseja fazer o tratamento A ou o tratamento B e isso faz uma decisão ou outra fazer sentido, você não pode simplesmente tome essa decisão sem saber algo sobre o paciente, saber quantos anos ele tem, como é a situação familiar do paciente e, talvez o mais importante, quais são as preferências do paciente. Eles querem fazer qualquer tratamento possível se isso aumentar sua chance de permanecer livre de uma recorrência do câncer em qualquer quantidade. Ou eles são alguém que diria: não quero um tratamento se houver alguma chance substancial de causar neuropatia ou dormência nos dedos das mãos ou dos pés porque preciso usar minhas mãos para meu trabalho e meu trabalho é crítico para mim.
Ou é um paciente que diz: não quero fazer nenhum tratamento que vá atrapalhar de alguma forma o meu tempo com meus filhos e poder levá-los às consultas e fazer tudo o que for necessário para cuidar deles. Então, acho que as melhores decisões vêm de um diálogo que vai e volta.
ERIC WINER: Quando falamos de parcerias, não estamos necessariamente falando de amizades. E, de fato, acho que a maioria dos médicos diria que seus pacientes não se tornam realmente seus amigos. São pessoas próximas. Mas eles não são seus amigos. E acho que a maioria dos pacientes diria que seus médicos não se tornam seus amigos.
Por outro lado, reconheço que, da mesma forma que qualquer um de nós conhece pessoas na vida que se tornam nossos amigos, de vez em quando você encontra um paciente e passa a conhecê-lo ainda melhor.
Mas como parte de ser um parceiro, você deve pensar sobre o que o torna um bom parceiro. E então eu acho que o que faz um bom parceiro é se comunicar com clareza, ouvir, responder, respeitar.
Mas também acho que devemos ter em mente quando falamos sobre essas parcerias, é que o campo de jogo às vezes não parece nem para o paciente. O paciente às vezes sente que não quer tomar muito do tempo do médico. Eles não querem deixar o médico chateado.
E acho que talvez os pacientes devam se preocupar um pouco menos com isso, e devem se sentir bastante à vontade para dizer o que pensam e expressar suas preocupações, e não esconder informações do médico ou da enfermeira que possam ser úteis no desenvolvimento da parceria.
Então, eu realmente espero que os pacientes, em geral, não tenham medo de dizer quase nada a seus médicos. Acho que o medo vem de muitas fontes diferentes.
Acho que, às vezes, os pacientes estão apenas preocupados em tomar muito do tempo do médico e que, se tiverem algo sobre o qual desejam falar, como a dor que estão sentindo, isso os privará de tempo que deveria ser gasto conversando sobre o tratamento do câncer que estão recebendo.
E do meu ponto de vista, isso é realmente muito ruim. Porque você quer que um paciente lhe conte sobre a dor ou outros sintomas que está tendo.
Eu também acho, porém, que há pacientes que estão preocupados em serem julgados por seus médicos, sendo criticados por seus médicos, parecendo não cooperar com seus médicos. E do meu ponto de vista, isso também é muito ruim. E você quer ter um relacionamento de confiança.
E, idealmente, o médico não deveria enviar mensagens de que vai ficar com raiva, com base em algo que o paciente diz. E, na verdade, não acho que a maioria dos médicos o seja.
Também direi que acho que os médicos de câncer são uma raça especial. Acho que a maioria das pessoas vai para a oncologia porque se preocupa com o câncer. Eles frequentemente tiveram alguma experiência pessoal ou familiar com o câncer. E eles entram nisso porque é uma missão que eles sentem que querem cumprir.
E então eu acho que talvez os oncologistas, mais do que qualquer outra pessoa, sejam aqueles de quem os pacientes não deveriam sentir muito medo, e eles estão realmente lá para tentar ajudar o paciente.