Proponente do Manchester United desiste do processo de aquisição, chamando-o de ‘farsa’
O empresário finlandês Thomas Zilliacus desistiu do processo para se tornar o próximo proprietário do Manchester United, rotulando-o de “farsa” depois que surgiu que Sir Jim Ratcliffe e Sheikh Jassim participarão da terceira rodada de licitações.
Zilliacus criticou os Glazers e o Raine Group, o banco comercial que assessora exclusivamente o Manchester United na venda do clube, por não fornecer a ele as informações necessárias para prosseguir com qualquer oferta potencial.
O fundador e presidente da XXI Century Capital também sugeriu que os Glazers só estão interessados em ganhar o máximo de dinheiro possível com a venda, sem levar em consideração a saúde do clube.
Zilliacus desabafou suas frustrações com a forma como o processo de aquisição foi tratado no Twitter.
“Jim Ratcliffe, Sheikh Jassim e eu estávamos prontos para negociar um acordo para comprar o United. Em vez disso, os Glazers optaram por iniciar uma nova rodada. Unido.”
Jim Ratcliffe, Sheik Jassim e eu estávamos todos prontos para negociar um acordo para comprar o United. Em vez disso, os Glazers optaram por iniciar uma nova rodada. Não vou participar de uma farsa montada para maximizar o lucro dos vendedores às custas do Manchester United.12 de abril de 2023
Em um comunicado divulgado na quarta-feira, Zilliacus discutiu seu raciocínio em mais detalhes por trás da retirada do processo de licitação.
“Minha oferta original era por um valor específico mais um prêmio a ser negociado com os vendedores”, disse ele. concordar com os próximos passos.
“Esse contato não se materializou. Não tive acesso ao data room e não recebi as informações cruciais que foram fornecidas a outros licitantes.
“Portanto, não participarei de uma possível terceira rodada de licitações, pois é impossível fazer uma oferta adequada sem as informações fornecidas a outros licitantes”.
Ele continuou, sugerindo que a avaliação de £ 6 bilhões do Manchester United pela família Glazer é muito cara do que vale a pena, sugerindo que impede novos proprietários de melhorar o clube.
“Os relatórios dizem que a família Glazer quer £ 6 bilhões para o clube. Com base nas informações que tenho, está acima do valor do clube. Enquanto meu consórcio puder pagar essa quantia, não faremos uma oferta que não faça sentido financeiro. Os clubes de futebol devem ser administrados a longo prazo como empreendimentos comerciais. O clube sofrerá se os compradores pagarem valores acima do valor real, pois isso significa menos dinheiro para investir no clube.
“Parece que a família Glazer só está interessada em maximizar o dinheiro que pode tirar da mesa para si, sem muita preocupação com o Manchester United.
“Considerando o fato de que eles já recuperaram todo o investimento em dividendos que pagaram a si mesmos, essa é uma posição que não posso aceitar. É normal e aceitável que os proprietários queiram maximizar seus retornos. O foco no dinheiro deve, no entanto, no caso de um clube de futebol, ser equilibrado pelo respeito pelos torcedores e pelo clube, que existia muito antes de qualquer um dos atuais proprietários nascer e continuará existindo muito depois que eles se forem.”
Zilliacus desejou felicidades a Sheikh Jassim e Sir Jim Ratcliffe, acreditando que eles tratariam o Manchester United da maneira que os torcedores desejam há tanto tempo.
“Desejo aos próximos proprietários, seja Sir Jim Ratcliffe ou Sheik Jassim, que acredito que ambos têm uma verdadeira paixão pelo United, boa sorte com o clube. Os melhores clubes de futebol não devem ser apenas os melhores em campo, mas também fora dele, e operar com base no respeito, igualdade, dignidade e harmonia racial, com sua base de fãs global incluída e envolvida nas principais decisões”.