Quais equipes da Premier League se classificarão para a Liga Europa? Como as novas mudanças afetarão os lugares europeus da Inglaterra
O formato da Liga Europa deve passar por mudanças drásticas, com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, anunciando em março que, a partir do início da temporada 2024/25, 36 times competirão na competição europeia de clubes.
Levando o número total de times de 32 para 36 na Liga Europa, a maior mudança será uma transformação da tradicional fase de grupos para uma única fase da liga que inclui todos os times participantes.
Cada equipe jogará oito partidas, metade em casa e metade fora, com todas as oito ocorrendo em um período de dez semanas.
Com esses times extras e jogos extras, o novo formato da Liga Europa terá 189 jogos ao invés de 125
As oito primeiras equipes da liga se classificarão automaticamente para a fase eliminatória, enquanto as equipes que terminarem em 9º a 24º competirão em um play-off de duas mãos para garantir seu caminho para as oitavas de final da competição.
As equipes são então classificadas, dependendo de sua colocação na fase geral da liga, criando duas chaves onde as duas primeiras equipes são colocadas em lados opostos. Não deve haver empates na fase eliminatória.
Atualmente, dois clubes ingleses entram na Liga Europa a cada temporada. O quinto colocado da Premier League se classifica para a fase de grupos, enquanto os vencedores da FA Cup também se classificam. Se os vencedores da FA Cup terminarem entre os cinco primeiros, o sexto colocado se classificará para a Liga Europa.
Isso deve continuar a partir de 2024/25, embora haja muito mais permutas a serem consideradas. O que está confirmado, porém, é que pelo menos dois times da Inglaterra disputarão a Liga Europa quando o novo formato for implementado. Um terceiro pode entrar, se um time inglês vencer a Europa Conference League.
Em teoria, em alguns anos a Premier League pode acabar com um total de sete times na Liga dos Campeões devido ao coeficiente de pontos atribuídos ao desempenho e aos vencedores da competição de clubes de elite da Europa e da Liga Europa (caso esses clubes não se classifiquem automaticamente .)
Se implementado antes da temporada 2022/23, esse formato teria visto o Arsenal se classificar para a Liga dos Campeões como o quinto colocado, enquanto o West Ham United teria se juntado ao Manchester United na Liga Europa.
Outras mudanças incluem clubes do mesmo país tendo a possibilidade de se enfrentarem nas oitavas de final ou até mesmo nos playoffs, em vez da atual estipulação das quartas de final.