Quando você tem diabetes e obesidade
Se você tem diabetes e obesidadevocê pode ouvir suas condições combinadas chamadas de “diabesidade”.
No webinar WebMD “Diabesidade: quando você tem diabetes e obesidade”, Robert F. Kushner, MD, explicou o que é diabesidade, o que aumenta seu risco e como a perda de peso, mudanças no estilo de vida e medicamentos podem ajudar.
Kushner é diretor médico do Northwestern Center for Lifestyle Medicine em Chicago e professor de medicina e educação médica na Feinberg School of Medicine da Northwestern University. Ele também é um dos fundadores do American Board of Obesity Medicine.
“Historicamente, tratamos o diabetes como uma condição isolada”, disse ele. “Mas agora sabemos que ter excesso de gordura corporal, ou obesidade, é um dos principais fatores no desenvolvimento de diabetes – controlar seu peso pode ser a chave para melhorar o diabetes.”
Mais de 1.000 participantes foram questionados durante o webinar sobre hábitos de vida e esforços para perder peso.
Mais de um terço disse que fazer mais exercícios seria o hábito de estilo de vida mais difícil para prevenir a gordura da barriga e o diabetes. Pouco menos de um terço disse que seria mais difícil melhorar sua dieta.
Em outra pesquisa, quase três quartos dos entrevistados disseram que, além de fazer dieta, eles se exercitaram para perder peso.
Você pode obter diabetes apenas por comer muito açúcar?
Para alguém que toma insulina injetável para diabetes, por que há mais foco em carboidratos do que em proteínas?
Existe uma certa dieta, como a Dieta Mediterrânea, que é melhor tanto para perda de peso quanto para controle da glicemia?
É improvável que você tenha diabetes apenas por comer muito açúcar. Para a maioria das pessoas, achamos que você deve ter um fator genético. É por isso que seu médico geralmente pergunta se alguém em sua família foi diagnosticado com diabetes.
Sua genética aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes. Depois, depende de coisas como sua atividade, sua dieta, o que você realmente está comendo e outros medicamentos que está tomando.
Em termos de insulina, o quão bem ela funciona vai depender, em grande parte, de quantos carboidratos você está ingerindo.
Se você comer muitos carboidratos, precisará de muita insulina para limpar o açúcar no sangue. Se você comeu uma quantidade baixa de carboidratos, é mais fácil para a insulina limpar o açúcar no sangue.
Onde as pessoas podem ter problemas é quando você está tomando uma dose fixa de insulina e os carboidratos em sua dieta estão subindo e descendo. Você corre o risco de sofrer hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue, ou hiperglicemia, que é o alto nível de açúcar no sangue.
Portanto, para regular o açúcar no sangue normal com insulina constante, é muito importante focar nos carboidratos da dieta, para que ambos funcionem juntos.
Para perda de peso, não há dieta melhor que outra, desde que sua dieta seja controlada em calorias e balanceada e com nutrientes, vitaminas e minerais suficientes. A melhor dieta é aquela que você segue e gosta.
Mas para diabetes varia um pouco mais porque não se trata apenas de perda de peso.
Para isso, a melhor dieta na verdade é a Dieta Mediterrânea. É à base de plantas com grandes quantidades de óleos, gorduras, peixes, queijos e nozes saudáveis. É muito pobre em carboidratos simples, como pão.
Se você tiver alguma dúvida sobre dieta, consulte um nutricionista registrado.
As mudanças no estilo de vida podem impedir que o pré-diabetes progrida para o diabetes?
O que você recomenda para quem deseja fazer essas mudanças no estilo de vida, mas não tem motivação?
Agora sabemos que, se você se concentrar em uma dieta saudável e em um peso corporal saudável – especialmente se tiver mais peso na parte superior do corpo -, poderá reduzir ou retardar o desenvolvimento do diabetes.
A metformina (Glucophage) também demonstrou fazer isso, o que pode ser prescrito pelo seu médico.
Encontrar motivação para fazer Mudancas de estilo de vida é realmente um problema de mentalidade. É lidar com os estressores diários e a necessidade de desenvolver novos hábitos.
Minha recomendação é, primeiro, identificar metas que sejam de curto prazo, alcançáveis e realistas.
Isso pode ser um café da manhã saudável todos os dias, mudando sua rotina noturna para dormir mais ou praticar um pouco mais de atividade física.
Não traga comida atraente para sua casa. Converse com os membros da família sobre um jantar sem carne ou mais alimentos à base de vegetais.
Em segundo lugar, obtenha ajuda se precisar de ajuda. Seja conversando com um amigo, obtendo apoio social, conversando com seu profissional de saúde ou lendo um livro útil.
Qual é a diferença entre “ter obesidade” e “estar acima do peso?”
O risco de diabetes aumenta com a idade? Isso também é verdade para o risco de diabesidade?
No momento, o índice de massa corporal (IMC) é a forma padrão de medir o tamanho do corpo, mas é problemático. Você pode ter um corpo maior, mas sem problemas médicos. Estamos tentando acabar com o IMC e chegar a uma definição muito melhor do que realmente é a obesidade.
Mas se você usar o IMC, a obesidade é definida como um IMC de 30 ou mais. Considerando que, o excesso de peso é definido como um IMC de 25 a 29,9. Varia, porém, entre diferentes grupos étnicos.
Em termos de risco com a idade, o ganho de peso geralmente ocorre na faixa dos 20, 30, 40 e 50 anos. Isso ocorre porque, à medida que nos tornamos adultos, começamos uma carreira, temos muitas restrições de tempo, pensamos em outras coisas. Mas quando você faz 50, 60 e 70 anos, seu risco de obesidade começa a diminuir.
No entanto, o risco de diabetes aumenta com o passar do tempo. Portanto, o risco de diabetes continua a aumentar, mas o risco de obesidade não.
Se combinarmos os dois, o risco de diabesidade provavelmente atinge o pico mais em nossos 50 e 60 anos e provavelmente começa a cair à medida que envelhecemos.
Se você tem gordura na barriga, pode ser por causa da sua genética. A forma do seu corpo pode ser diferente, com base em coisas fora do seu controle. Os fatores de risco que você pode controlar melhor incluem:
- Falta de exercício da atividade
- Baixo nível de condicionamento físico
- Dieta não saudável (alimentos muito processados, bebidas açucaradas, opções de alto teor calórico)
- Estresse
- Fumar
- Não dormir o suficiente
“Se você está procurando coisas para controlar seu peso que também afetem seu diabetes, essas são as metas comportamentais nas quais você deseja trabalhar”, disse Kushner.
Estudos mostram que perda de peso melhora seus níveis de insulina, que então melhora seu diabetes.
Da mesma forma, a perda de peso por meio de mudanças no estilo de vida pode diminuir o risco de desenvolver diabetes. Isso é especialmente importante se houver diabetes em sua família ou se você tiver pré-diabetes.
Um estudo se concentrou em pessoas com diabetes e perda de peso. Algumas pessoas tomaram apenas metformina, enquanto outras se concentraram em mudanças no estilo de vida.
Ele descobriu que a metformina reduziu o risco de diabetes em 31% para aqueles com pré-diabetes. Mas aqueles que fizeram mudanças no estilo de vida reduziram esse risco em 58%.
“Por causa deste estudo, agora trabalhamos com pessoas que têm pré-diabetes usando controle de estilo de vida, redução de peso e possivelmente outros medicamentos”, disse Kushner.
Outras pesquisas mostram que a perda de peso melhora sua saúde (se você já tem diabetes), quer a perda de peso resulte apenas de medicamentos ou de fatores de estilo de vida.
Outro estudo mostrou que algumas pessoas podem atingir a remissão do diabetes. É quando o açúcar no sangue está sob controle e você não está mais tomando remédios para diabetes.
“Quanto mais perda de peso você conseguir, maior a probabilidade de entrar em remissão”, disse Kushner. “Mais de 80% das pessoas que perderam 33 quilos ou mais alcançaram a remissão.”
Mas as pessoas neste estudo foram diagnosticadas com diabetes por apenas 4 anos e não estavam tomando insulina.
“Quanto menos tempo você tiver diabetes e mais fácil for controlar, mais provável será que você consiga remissão”, disse ele.
Assista a um replay online de “Diabesidade: quando você tem diabetes e obesidade.”
assistir outros gratis Webinars de saúde WebMD pelos principais especialistas em uma variedade de tópicos.