Quanto dinheiro o Newcastle United pode realmente gastar neste verão? Explicando as principais considerações sobre FFP do clube
O Newcastle United retornará à Liga dos Campeões pela primeira vez em 20 anos na temporada 2023/24 e já iniciou sua janela de transferências de verão com a iminente contratação de Sandro Tonali, do AC Milan.
O italiano chegará por mais de £ 50 milhões e, embora reforce o meio-campo de Eddie Howe, há preocupações em St. James ‘Park de que, após duas temporadas de grandes gastos, o clube possa em breve arriscar quebrar o Fair Play Financeiro da Premier League (FFP ) regras.
Anteriormente, as janelas de transferência eram algo a ser suportado, em vez de apreciado pelos torcedores do Newcastle, e embora muitos adorassem mais acordos de muito dinheiro nas próximas semanas, isso é realmente realista?
As regras do FFP da Premier League determinam que um clube não deve perder mais de £ 105 milhões em um período de três anos consecutivos, colocando em risco os gastos futuros do Newcastle, considerando que seu volume de negócios não é tão alto quanto outros times de elite da primeira divisão da Inglaterra.
Embora seu faturamento tenha aumentado consideravelmente de cerca de £ 140 milhões anuais, quando o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita adquiriu o Newcastle no outono de 2021, o gasto líquido do clube nas últimas duas temporadas totalizou £ 260 milhões.
Isso significa que suas mãos estão um tanto atadas para campanhas futuras, com a Premier League considerando seus gastos um tanto insustentáveis e, portanto, limitando os Magpies quanto a quanto podem gastar.
Como QuatroQuatroDois Adam Clery destaca no vídeo acimaO orçamento inicial de transferência do Newcastle seria de apenas cerca de £ 50 milhões nesta janela.
No entanto, isso antes de considerar um novo acordo de patrocínio de camisas de £ 25 milhões que o clube fechou com a organização saudita Sela. Em uma estimativa conservadora, isso os coloca na faixa de gastos de £ 70 milhões a £ 80 milhões. Possivelmente até além.
Acrescentar a receita extra e os acordos comerciais gerados pela qualificação para a Liga dos Campeões os coloca firmemente acima da marca de £ 100 milhões neste verão em termos de gastos disponíveis.
Sem a adição de vendas de jogadores a esse fundo, e com o clube provavelmente mantendo alguns em reserva caso seja necessária uma grande cirurgia no time em janeiro, é improvável que eles tenham quebrado essa barreira quando a janela de transferências de verão fechar.
Mas, dada a sua história anterior de ir atrás de seus principais alvos, e não ter medo de ir até o limite do que o FFP permitirá, é igualmente possível que eles possam superar os gastos de £ 120 milhões no verão passado se sentirem que o mercado está certo para isso.
Independentemente disso, embora o clube esteja sempre disposto a minimizar seu poder de compra quando solicitado e prontamente admita que tem muito a aprender nesse nível, se há uma coisa que eles aprenderam que times como Chelsea ou Everton não aprenderam, é que não é quanto você gasta, é o quão bem você gasta.
Mais histórias do Newcastle
A chegada de Sandro Tonali ao St. James’ Park pôde ver Eddie Howe entra no ‘modo Football Manager’ completo e reformular completamente os números atuais do esquadrão.
Newcastle tem estatisticamente o começo mais difícil para a temporada da Premier League, enquanto eles poderiam enfrentar Bayern de Munique, Real Madrid e AC Milan na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Enquanto isso, a lenda romena Gheorghe Hagi admite que teria adorado para jogar pelo Newcastle United de Kevin Keegan.