‘Quem é esse David Beckham?’ Como Becks venceu os Galácticos do Real Madrid
A transferência de David Beckham para a La Liga em 2003 foi uma das transferências mais comentadas da história do futebol.
A decisão comovente do meio-campista de deixar o Manchester United pelo time branco do Real Madrid ganhou manchetes em todo o mundo. Mas enquanto Beckham já era um ícone do futebol, bem como uma celebridade em sua terra natal, seus novos companheiros de equipe precisariam de algum convencimento.
“Inicialmente houve algum ceticismo de algumas das estrelas do clube”, disse o especialista em futebol espanhol Guillem Balague, que conheceu bem os Beckhams durante sua passagem pela capital. QuatroQuatroDois. “Havia um elemento de ‘Quem é esse David Beckham? Ele é bom o suficiente para estar aqui?
“Ele não estava exatamente no nível de Figo, Ronaldo ou Zidane. Havia também uma barreira de idioma. Apenas um punhado de estrelas do Real, incluindo Figo, falava inglês”, diz Balague.
Então, Beckham se juntou à turnê de pré-temporada do clube no Extremo Oriente com um grande ponto a provar. Felizmente, ele estava disposto a arregaçar as mangas.
“As dúvidas sobre ele logo desapareceram quando ele começou a treinar com a equipe, porque é um cara humilde”, completa Balague. “Eu sei que ele tinha seus próprios medos ao entrar naquele vestiário, mas ele conquistou as pessoas durante a pré-temporada com sua ética de trabalho. Era óbvio que ele estava aqui para ter sucesso como jogador de futebol”.
“Seu ritmo de trabalho se destacou particularmente”, continua Balague. “Seu estilo inglês de jogar, correr muito e ficar preso, era admirável. Também é revelador que, apesar de o time já contar com uma série de cobranças de faltas sublimes, Beckham se tornou o principal homem nas bolas paradas”.
Beckham começou a correr em Madri, marcando em sua estreia na La Liga e marcando cinco em suas primeiras 16 partidas – três dessas cobranças de falta. Apesar de um período frustrante no clube, durante o qual Los Blancos trocou de treinador várias vezes e repetidamente perdeu a medalha de prata, Beckham desempenhou um papel crucial na conquista do título em sua última temporada.
Depois de ser dispensado por Fabio Capello, tendo concordado discretamente em ingressar no LA Galaxy da MLS no final de seu contrato, o capitão da Inglaterra lutou muito para reconquistar seu lugar na equipe. Uma cobrança de falta sublime contra o Real Socieded no desempate foi enorme na corrida pelo título, abrindo caminho para o Real.
“Em termos de futebol, ele era adorado por companheiros de equipe e torcedores por causa de seu trabalho árduo, liderança e experiência nas cobranças de falta”, diz Balague. “Sem ele forçando seu retorno ao time em 2007, eles provavelmente não teriam vencido a liga. Ainda se fala daquele livre contra a Sociedad.”
Mais histórias
Notícias de transferência do Manchester United está fazendo as rondas, com os Red Devils dizendo estar no mercado para várias estrelas neste verão.
da Fiorentina Sofyan Amrabat é o mais recente meio-campista vinculado ao clubeenquanto David Alaba pode ser jogado fora de posição se o zagueiro vier do Bayern. Enquanto isso, Serie A estrela Rasmus Hojlund continua no topo da lista.
Enquanto isso, Marcus Rashford parece pronto para permanecer com um novo contrato abundante.