Quem é o jogador mais rico do futebol? Faiq Bolkiah vale £ 16 bilhões e atualmente joga na Tailândia
À primeira vista, o Chonburi parece um clube normal, passando a maior parte do tempo balançando no meio da tabela na primeira divisão da Tailândia.
Mas nas últimas duas temporadas, eles teriam tido o jogador de futebol mais rico do mundo em seus livros. Enquanto o patrimônio líquido de Lionel Messi é de cerca de 500 milhões de libras e de Cristiano Ronaldo, 400 milhões de libras, o meio-campista do Chonburi, Faiq Bolkiah, foi descrito como tendo um patrimônio próximo a 16 bilhões de libras. Como?
Bem, ele é sobrinho do sultão de Brunei, um dos membros da realeza mais ricos do mundo. Bolkiah nasceu em Los Angeles, antes de se mudar para a Inglaterra – ele foi educado no Bradfield College em Berkshire, começando sua carreira no futebol com o poderoso Woolton Hill Argyle, depois passando para o AFC Newbury como júnior.
“Ele se tornou um artilheiro fantástico com um ritmo incrível”, disse o ex-técnico Paul Morgan.
Em 2009, a academia de Southampton o contratou – infelizmente, o ala não se tornou o próximo Gareth Bale, indo para testes com Reading e Arsenal, antes de ingressar no Chelsea aos 16 anos. Lá, ele jogou pelos menores de 18 anos e recebeu conselhos do patrão José Mourinho.
“Quando nosso time juvenil jogou contra o time principal, ele apontou que às vezes eu estaria na posição errada”, disse Bolkiah.
Ele logo mudou de posição até Leicester, assinando um contrato profissional de três anos por meio de um teste em Stoke – sua família era conhecida por ser amiga dos proprietários tailandeses dos Foxes e da família real britânica.
Ele jogou pelo time da Premier League na UEFA Youth League, fez seis partidas pela seleção de Brunei e até assinou uma extensão de contrato de um ano no King Power Stadium, mantendo-o lá até 2020, mas partiu para os portugueses do Marítimo sem conseguir perto do primeiro time do Leicester.
“Recebi três ou quatro ofertas”, revelou mais tarde. “O Marítimo me disse: ‘Vem cá, você vai jogar’, mas isso não aconteceu. Sinto que havia muita política a ver com o motivo pelo qual o Maritimo me queria.
Em vez disso, ele se juntou ao Chonburi na Thai League One, a primeira divisão do país (para ser justo, faz mais sentido do que a League One da Inglaterra ser a terceira divisão). Os jogos regulares finalmente chegaram quando seu novo clube terminou em sétimo na última temporada – ele marcou seus primeiros gols nesta temporada, colocando Chonburi … em sétimo novamente.
Com salários modestos, não espere que ele imite Messi e Ronaldo em campo tão cedo. Ele é, no entanto, o único ex-júnior Woolton Hill Argyle a se alinhar pela seleção nacional de Brunei? Er, sim, ele provavelmente é…