Rebaixamento da Premier League 2022/23: As permutações e quem já caiu
Na temporada 2022/23 da Premier League, a batalha para evitar o rebaixamento continua – com cinco times ainda lutando por suas vidas na primeira divisão.
Já faz algum tempo que não vemos uma disputa tão intensa para evitar a queda – e o drama deve ir até o último dia da campanha.
Para ajudá-lo a acompanhar o que está (e quem está) acontecendo na parte inferior da tabela, QuatroQuatroDois atualiza você com o estado atual do jogo e examina as várias permutações …
Quais times já estão rebaixados?
Southampton (20º)
Rock-bottom Southampton (abre em nova aba) foram praticamente rebaixados após a derrota por 4 a 3 na segunda-feira, 8 de maio, fora para o Nottingham Forest, mas uma fraca derrota por 2 a 0 em casa para o Fulham (abre em nova aba) no sábado, 13 de maio, finalmente selou o destino dos santos.
Isso marca o fim de uma permanência de 11 temporadas na primeira divisão do clube da Costa Sul – que ocupará seu lugar no campeonato na próxima temporada.
Uma campanha verdadeiramente miserável para o Southampton os viu conquistar apenas seis vitórias na liga e demitir dois gerentes; eles esperam salvar algum orgulho de seus dois jogos finais fora de Brighton (abre em nova aba) e em casa para o Liverpool (abre em nova aba).
Quais times ainda podem ser rebaixados?
Leicester (19º)
Uma rápida olhada no Leicester (abre em nova aba)A equipe do Foxes deve dizer que não há como esse time estar perto do pé da Premier League – mas a temporada desastrosa dos Foxes fornece a prova perfeita de que este jogo não é jogado no papel.
Substituir Brendan Rodgers por Dean Smith no banco de reservas não parece ter funcionado para os campeões da Inglaterra em 2015/16 – que, se o companheiro de luta Everton conseguir uma improvável partida para o Manchester City (abre em nova aba) no domingo, 14 de maio, pode encontrar quatro pontos de segurança com dois jogos restantes após o confronto em casa de segunda-feira, 15 de maio, com o Liverpool.
Caso seja rebaixado, o Leicester se tornará o segundo vencedor da Premier League a cair para a segunda divisão, depois do Blackburn Rovers – que caiu apenas quatro anos após o triunfo em 1994/95.
Leeds (18º)
Leeds (abre em nova aba) ainda estão com um grito de sobrevivência depois de empatar em casa por 2 a 2 com o Newcastle (abre em nova aba) no sábado, 13 de maio – mas os blancos vão para os dois últimos jogos, fora de casa contra o West Ham (abre em nova aba) e em casa para o Leeds, não tendo vencido nenhuma das últimas sete partidas.
Sam Allardyce foi lançado de pára-quedas para tentar salvar o time de West Yorkshire – que perdeu cinco das últimas sete partidas – mas eles se encontrarão a três pontos de segurança se o Everton surpreender no Etihad Stadium no domingo, 14 de maio.
Everton (17º)
Everton (abre em nova aba)A incrível vitória de 5 a 1 fora de casa contra o Brighton na segunda-feira, 8 de maio, foi um dos resultados mais inesperados da temporada da Premier League – e colocou o destino dos Toffees em suas próprias mãos.
Certo, esse não será mais o caso se eles perderem para o City e o Leicester vencer o Liverpool, mas o time de Sean Dyche não parece mais condenado – como acontecia até muito recentemente.
Floresta de Nottingham (16º)
Floresta de Nottingham (abre em nova aba)As chances de sobreviver à primeira temporada na primeira divisão estão sob seu controle após a vitória sobre o Southampton e um empate por 2 a 2 com o Chelsea (abre em nova aba) no sábado 13 de maio.
No entanto, a batalha para evitar a queda pode durar até o último dia da campanha para a equipe de Steve Cooper – que recebe o Arsenal (abre em nova aba) no sábado, 20 de maio, antes de terminar no Crystal Palace (abre em nova aba).
West Ham (15º)
Seria uma reviravolta extremamente infeliz para o West Ham acabar sendo rebaixado, mas … nenhuma luta de rebaixamento termina até que a proverbial senhora gorda cante.
A diferença de gols significativamente inferior do Leeds significa que apenas o Leicester, dos três últimos colocados, pode revisar realisticamente os Hammers – que estarão matematicamente seguros se vencerem em Brentford no domingo.
Bournemouth (14º)
Se o Bournemouth – a um ponto da marca ‘mágica’ de 40, faltando dois jogos para o final – for rebaixado daqui, então os deuses do futebol claramente o terão.
O Cherries de Gary O’Neil – que recebe o Manchester United no sábado, 20 de maio e conclui a campanha no Everton – poderá declarar a missão cumprida na noite de segunda-feira, a menos que o Leicester vença o Liverpool.