Reino Unido e Irlanda apresentam oficialmente a oferta final à UEFA para sediar a Euro 2028 – aqui estão os 10 estádios
O Reino Unido e a Irlanda apresentaram formalmente sua oferta final para sediar a Euro 2028, com as cinco associações de futebol dos países fornecendo à Uefa seu dossiê de oferta preliminar.
Como parte da apresentação da proposta, o Reino Unido e a Irlanda reduziram os 14 estádios-sede originais pré-selecionados para 10, que agora foram revelados.
Wembley, Tottenham Hotspur Stadium, Villa Park, City of Manchester Stadium, Old Trafford, Everton Stadium e St James ‘Park seriam potencialmente sedes de jogos na Inglaterra.
Enquanto isso, o Principality Stadium de Cardiff, o Hampden Park de Glasgow, o Casement Park Stadium de Belfast e o Aviva Stadium de Dublin também fazem parte da oferta.
Consequentemente, isso significa que o London Stadium, Old Trafford, o Stadium of Light e o Croke Park de Dublin foram todos removidos da oferta final.
A candidatura afirma: “O Reino Unido e a Irlanda compartilham uma orgulhosa reputação como destinos de eventos líderes mundiais que sediaram com sucesso alguns dos maiores torneios esportivos globais – apoiados por forte apoio do governo. Isso inclui o recente recorde da UEFA Women’s Euro 2022.
“Estamos muito satisfeitos que nossos parceiros governamentais estejam totalmente comprometidos em sediar a UEFA Euro 2028. Eles assinaram as garantias relevantes do torneio e garantirão que o evento seja totalmente apoiado.
“Isso criará uma experiência futebolística acolhedora, empolgante e segura que jogadores e torcedores irão desfrutar em todas as cidades e em todos os jogos”.
A Turquia também está entre os candidatos que esperam garantir a Euro 2028, com o comitê executivo da UEFA definido para tomar uma decisão sobre a hospedagem da Euro 2028 e da Euro 2032 em setembro de 2023.
A Rússia também declarou interesse inicial em sediar o torneio, mas a UEFA declarou a candidatura inelegível devido à invasão do país na Ucrânia.
Em novembro de 2022, o Reino Unido e a Irlanda divulgaram um dossiê de oferta preliminar, que afirmava acreditar que sua oferta é a mais forte.
“O histórico do Reino Unido e da Irlanda em sediar grandes eventos esportivos de sucesso ao longo de muitas décadas significa que temos o conhecimento e a experiência para levar este torneio de classe mundial a novos patamares”, afirmou.
“O nosso plano compacto e a colaboração pioneira de vários parceiros podem inaugurar uma nova era para os Campeonatos Europeus. Através das mais recentes inovações digitais e de marketing, vamos ajudar a UEFA e os seus parceiros a atrair novos públicos e a juventude mundial para aumentar o impacto e alcançar do torneio mais do que nunca.
“Nosso conceito de estádios inclui uma lista de 14 locais propostos em cidades esportivas famosas conhecidas em todo o mundo, incluindo destinos que abrigam clubes com grande história e patrimônio do futebol europeu. O plano garante que todas as nossas cidades e estádios propostos sejam conectados por linhas diretas, links de viagem rápidos e sustentáveis e acomodações que proporcionarão uma experiência incomparável para times e torcedores.”