Relatório do Arsenal: saída chocante de Granit Xhaka trará grande surpresa de transferência
O meio-campista do Arsenal, Granit Xhaka, deve sair após sete anos no norte de Londres, abrindo as portas para uma ou duas surpresas no mercado de transferências.
O capitão da seleção suíça chegou ao Emirates Stadium em 2016 e fez uma jornada de montanha-russa com os Gunners. Ele quase deixou o clube em 2019 após uma desavença com os torcedores, mas permaneceu para se tornar um elemento-chave sob o comando de Mikel Arteta, conquistando dois títulos da FA Cup e ajudando o time a se classificar para a Liga dos Campeões nesta temporada como um homem-chave do time.
Mas saída de Xhaka é iminente, com guru italiano das transferências Fabrício Romano (abre em nova aba) confirmando que o Bayer Leverkusen está agora em negociações avançadas para trazer o jogador de 30 anos de volta à Bundesliga, onde passou quatro anos com o Borussia Monchengladbach.
“Nenhuma negociação sobre um novo acordo e (Arsenal) planeja se separar em junho”, Romano tuitou (abre em nova aba)acrescentando: “Entenda que os termos pessoais são quase acordados em um contrato de quatro anos”.
A mudança, na verdade, abre planos de transferência para os Gunners se fortalecerem ainda mais do que talvez o esperado.
Muitos pensaram que Declan Rice era a assinatura prioritária (abre em nova aba) para o Arsenal neste verão como meio-campista defensivo, com a estrela de Brighton Moises Caicedo como uma opção de reserva. Na realidade, a saída de Xhaka abre as portas para que ambos possam se mudar para o norte de Londres, com um usado como No. 8 substituindo Xhaka, enquanto o instável Mason Mount do Chelsea também foi vinculado.
Além de Xhaka e Martin Odegaard como nº 8 no 4-3-3 de Mikel Arteta, o Arsenal tem nomes como Fabio Vieira e Emile Smith Rowe como opções potenciais à frente de Thomas Partey ou Jorginho como meio-campista mais recuado. A saída de Xhaka, no entanto, sugere fortemente que dois novos jogadores chegarão ao centro do parque.
O Arsenal também tem Charlie Patino, que pode jogar nessa posição – embora o adolescente deve sair neste verão (abre em nova aba) – enquanto Albert Sambi Lokonga está emprestado ao Crystal Palace.
Xhaka está avaliada em 28 milhões de euros pela mercado de transferência (abre em nova aba).
Mais histórias do Arsenal
O Arsenal já está sendo vinculado a uma série de grandes nomes antes de uma temporada na Liga dos Campeões.
Mason Mount é uma opção no meio-campo, com a estrela da Juventus, Dusan Vlahovic, e Moussa Diaby, do Bayer Leverkusen, no ataque. Ollie Watkins, do Aston Villa, e Wilf Zaha, estrela do Crystal Palace, também estão no radar. Estrelas mais jovens também interessam aos Gunners: Vitor Roque pode acabar no Emirates, enquanto Matheus Franca, do Flamengo, está sendo observado.
Enquanto isso, o herói cult Mathieu Flamini recusou-se a descartar uma mudança para comprar o Arsenal.