Relatório do Manchester City: Pep Guardiola deve sair, com data de partida definida antes de novo desafio
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, teria definido a data em que deixará a Premier League.
O catalão se tornou o primeiro técnico desde Alex Ferguson a completar uma tripla no futebol inglês no fim de semana, planejando o primeiro título da Liga dos Campeões do Manchester City em Istambul contra a Inter de Milão. Esta também é a segunda tripla de Guardiola, após o sucesso de 2008/09 em sua primeira temporada como gerente sênior no Barcelona.
Apesar das sugestões de que ele poderia sair em alta e terminar sua carreira no City dois anos antes do esperado contratualmente, parece provável que ele permaneça no cargo até 2025 – mas agora, um relatório de O guardião confirmou sua data final no Etihad Stadium.
“Pep Guardiola está decidido a deixar o Manchester City em dois anos, quando seu contrato expirar”, diz o relatório. “Guardiola assinou um novo contrato em novembrouma decisão que estava em jogo e que seu círculo íntimo não tinha certeza aconteceria.”
Se o catalão terminar em 2025 como esperado, ele terá comandado o City por nove anos. Ele treinou o Barcelona por apenas quatro anos, tirando um ano sabático em 2012/13 para morar na cidade de Nova York antes de treinar o Bayern de Munique por três temporadas.
O guardião afirma que Guardiola pode optar por dirigir uma equipe internacional em seguida. Há dois anos, o catalão deu a entender que gostaria de trabalhar no futebol internacionalno entanto Os tempos sugerem que a Serie A pode estar em jogo.
A Itália seria o quarto país que o técnico de 52 anos comandaria. Guardiola teve uma passagem como jogador pela Roma nos anos 2000.
Caso Guardiola ganhe outro título da Liga dos Campeões em outro clube, ele se tornará o primeiro técnico a fazê-lo em três clubes diferentes. Após a vitória em Istambul, juntou-se ao clube de elite dos dirigentes que conquistou títulos com dois clubes diferentes, que também é formado por Carlo Ancelotti (AC Milan em 2003 e 2007 e Real Madrid em 2014 e 2022), Ernst Happel (Feyenoord em 1970 e Hamburgo em 1983), Ottmar Hitzfeld (Borussia Dortmund em 1997 e Bayern de Munique em 2001), José Mourinho (Porto em 2004 e Inter de Milão em 2010) e Jupp Heynckes no Real Madrid em 1998 e Bayern de Munique em 2013).
Guardiola tem uma porcentagem de vitórias de 72,64% no City, depois de vencer sua 300ª partida pelo City na final da Liga dos Campeões.
Mais histórias de Manchester City e Pep Guardiola
Depois de garantir uma tripla histórica, o Manchester City buscará fortalecer seu elenco antes da próxima temporada.
Jude Bellingham supostamente recusou os novos campeões europeus depois de se inspirar na carreira de Erling Haaland – embora Alphonso Davies possa se mudar para o Etihad Stadium. Enquanto isso, Ilkay Gundogan é alvo do Arsenal.