Revisão: ‘A New Formation’ de Calum Jacobs é uma peça matizada da história social
A New Formation: How Black Footballers Shaped The Modern Game é um livro que investiga profundamente as experiências de jogadores de futebol negros ao longo das décadas na Grã-Bretanha.
Editado por Calum Jacobs, nomes como Ian Wright, lenda do Arsenal, Hope Powell, ex-técnica do Lionesses, e Andy Cole, ícone da Premier League, todos aparecem, enquanto suas histórias são descobertas e exploradas.
O punhado de jogadores negros na década de 1970 muitas vezes ficava com pouca opção a não ser “dar a outra face” para o ruído branco dos terraços. Quase meio século depois, o futebol inglês está cada vez mais inclusivo.
Esta coleção de ensaios explora as inúmeras maneiras pelas quais os jogadores negros ajudaram a forjar o jogo moderno e – em alguns casos – construíram carreiras de sucesso para si mesmos quando seus dias de jogo terminaram, apesar das barreiras culturais e raciais.
Ansioso para seguir uma carreira na mídia, Ian Wright foi encorajado por Sir Trevor McDonald. “Apenas seja você mesmo”, insistiu o locutor veterano quando o programa de bate-papo All Wright do final dos anos 90 Friday Night foi ao ar pela primeira vez com críticas mistas. Para a ex-técnica da seleção feminina da Inglaterra, Hope Powell, seguir uma carreira no esporte significava ignorar o conselho de sua mãe de que o futebol “não era o que as garotas das Índias Ocidentais deveriam fazer”.
No entanto, os obstáculos permanecem. Tendo visto a falta de treinadores negros, o ex-zagueiro do Tottenham Hotspur e da Inglaterra Danny Rose está relutante em aceitar seus distintivos de técnico, cético de que oportunidades realmente existam para ele.
Esta é uma peça fascinante e cheia de nuances da história social.