Revisão de homens brancos não pode pular: remakes fracos não sobem

Revisão de homens brancos não pode pular: remakes fracos não sobem

Que diferença 31 anos – sentindo-se velho ainda? – faz. Em 1992, Homens brancos não podem pular foi vendido inteiramente com a premissa de suas duas estrelas da lista A, Wesley Snipes e Woody Harrelson, se enfrentando. Mas White Men Can’t Jump (2023) nem tem a decência de ser uma sequência herdada. O remake é estrelado por recém-chegados, dependendo apenas do reconhecimento do nome apenas para o título. Woody e Wesley provavelmente sairiam mais baratos do que costumavam, e um hipotético Old Men Can’t Jump em que eles empurram crianças mais novas no basquete de rua parece mais um presente do que o que realmente temos aqui, que é um remake medíocre dirigido por Calmatic, que acabou de fazer o remake medíocre de House Party. Ele está desenvolvendo um nicho, para melhor ou (até agora) pior.

WMCJ-14086 Revisão de homens brancos não pode pular: remakes fracos não sobem
(LR): Sinqua Walls como Kamal e Jack Harlow como Jeremy em WHITE MEN CAN’T JUMP, da 20th Century Studios, exclusivamente no Hulu. Foto de Pedro Lovino. © 2023 20th Century Studios. Todos os direitos reservados

Ainda assim, assim como House Party conseguiu nos dar uma performance surpreendentemente boa de um rapper (Kid Cudi, nesse caso), o mesmo acontece com White Men Can’t Jump (2023) com Jack Harlow em sua estréia como ator. Recentemente ridicularizado por Beavis e Butt-head por aparecer como convidado em muitos videoclipes, as costeletas cômicas de Harlow como um recente apresentador do Saturday Night Live não são por acaso. Este homem branco pode não ser especialmente capaz de pular – o título tornou-se excessivamente literal aqui, já que o personagem de Harlow, Jeremy, literalmente machucou os joelhos com cicatrizes cirúrgicas proeminentes – mas seu timing é excelente.

Jeremy falou no tribunal hoje

Como o Billy de Harrelson no original, Jeremy de Harlow luta por dinheiro aparecendo em quadras de basquete e academias com jogadores quase inteiramente negros, saindo como o maior idiota imaginável – sacola da NPR e moletom do “clube de autocuidado” sempre à mão. Quando eles inevitavelmente o desafiam com dinheiro em jogo, sua combinação de habilidades de corte surpreendentemente boas e insultos pessoais habilmente direcionados tira seus oponentes do jogo, e ele geralmente vence. “Eu sou como o PT Anderson da guerra psicológica do basquete!” ele declara a um grupo de competidores que não sabem nem se importam com quem é.

wmcj_online_mrk_stills01_185_UHD_r709f_g_20230410.086566 Revisão de homens brancos não pode pular: remakes fracos não sobem
Laura Harrier como Tatiana em WHITE MEN CAN’T JUMP, da 20th Century Studios, exclusivamente no Hulu. Foto cortesia de 20th Century Studios. © 2023 20th Century Studios. Todos os direitos reservados.

Kamal (Sinqua Walls) é um ex-recruta número 1 da faculdade cujo temperamento o levou ao caminho errado 10 anos antes. Ele é enganado com sucesso por Jeremy, mas depois percebe que em um torneio de dois contra dois com prêmios em dinheiro, o pateta branco pode ser o parceiro perfeito. Ambos precisam do dinheiro para sustentar suas namoradas. Jeremy quer mais para sua Tatiana (Laura Harrier) do que dar aulas de dança. Se não fosse pela renda, ela poderia seguir seus sonhos de coreógrafa pessoal. Imani (a cantora Teyana Taylor) administra seu salão de beleza na casa dela e de Kamal, e ele adoraria que ela mudasse isso (e seus clientes mais tagarelas) para um prédio separado.

Perdendo o enredo

Enquanto o original White Men Can’t Jump era partes iguais de filme de esportes e drama de crime urbano, o remake se apega estritamente à pista de esportes. A maior parte do filme se passa em quadras de basquete e, além da amizade de altos e baixos de Kamal e Jeremy, a única fonte externa principal de drama é a saúde do pai de Kamal (o falecido Lance Reddick). Inicialmente, Reddick parece estar interpretando o “Rei” Richard Williams de Will Smith, mas na maioria das vezes ele apenas interpreta um doente terminal. Como a morte de seu personagem em John Wick 4, isso tem mais ressonância do que provavelmente pretendia originalmente.

wmcj_online_mrk_stills01_185_UHD_r709f_g_20230410.086571 Revisão de homens brancos não pode pular: remakes fracos não sobem
Teyana Taylor como Imani em WHITE MEN CAN’T JUMP, da 20th Century Studios, exclusivamente no Hulu. Foto cortesia de 20th Century Studios. © 2023 20th Century Studios. Todos os direitos reservados.

Ironicamente, para um filme que apresenta um rapper contemporâneo e um cantor atual em papéis principais, a maior parte da trilha sonora do filme é hip-hop dos anos 90. Além do título, é o maior aceno ao apelo nostálgico; dificilmente se pode imaginar se o original tivesse feito o mesmo e apresentado sucessos dos anos 60. Ed Sheeran é indicado como o único artista branco aceitável para Kamal, e será interessante ver se isso ajuda em alguma coisa suas vendas. O diálogo é carregado de palavrões decididamente no nível do Hulu; se não fosse por isso, seus valores de produção do Disney Channel pareceriam mais diretamente como um piloto de spinoff de TV. É filmado de forma muito básica, com guarda-roupa que parece fora do comum.

Enquanto isso, Harlow e Walls estão para Harrelson e Snipes, assim como Clayne Crawford e Damon Wayans foram para Mel Gibson e Danny Glover em Máquina Mortífera. Em termos de filmes, uma combinação como Michael B. Jordan e Pete Davidson seriam sucessores mais apropriados.

Wesley e Woody (ainda) não podem ser derrotados

Walls tem um trabalho mais ingrato do que Snipes – ele está lá principalmente para reagir a Harlow e Reddick e perder a paciência quando a trama exige. Parte de seu arco envolve aprender a meditar, um passatempo que ele inicialmente ridiculariza como “branco”, levando Jeremy a prometer que não vai clarear sua pele. É tudo bastante previsível, o que parece um desserviço a algumas das reviravoltas genuínas do primeiro filme. Se Harlow pudesse realizar este filme, ele o faria – mas o roteiro tem duas pistas, e Kamal simplesmente não é tão convincente quanto Jeremy. Mais ou menos na metade do caminho, conforme o filme entra em seus contratempos pessoais obrigatórios no segundo ato, ele perde muito de seu apelo e provavelmente seu interesse.

WMCJ-15190 Revisão de homens brancos não pode pular: remakes fracos não sobem
(LR): Jack Harlow como Jeremy e Sinqua Walls como Kamal em WHITE MEN CAN’T JUMP, da 20th Century Studios, exclusivamente no Hulu. Foto por Parrish Lewis. © 2023 20th Century Studios. Todos os direitos reservados.

White Men Can’t Jump dificilmente é o IP mais sagrado do mundo, mas qualquer um que tente revivê-lo precisa entender que, embora o marketing original destacasse pouco mais do que dois caras charmosos falando mal, o escritor e diretor Ron Shelton colocou muito mais em isso do que isso. Calmatic e os escritores Kenya Barris (You People) e Doug Hall (Leprechaun 5: In the Hood) não.

Nota: 5/10

Como explica a política de avaliação da ComingSoon, uma pontuação de 5 equivale a “Medíocre”. Os positivos e negativos acabam negando um ao outro, tornando-se uma lavagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *