Revisão: Expected Goals, de Rory Smith, explora a relação do futebol com os dados – do ceticismo à implementação em grande escala
Expected Goals mapeia a grande revolução dos dados do futebol, focando em particular na mudança moderna para ferramentas analíticas cada vez mais usadas por clubes e analistas.
Escrito por O jornal New York Times’ principal correspondente de futebol, Rory Smith, o livro oferece uma visão nova e muito divertida sobre o fascinante mundo do futebol e dos dados.
No jogo de hoje, muitos clubes pagam aos estatísticos grandes somas de dinheiro para (esperançosamente) dar-lhes uma vantagem quando se trata do mercado de transferências ou análise do desempenho do jogador.
O livro de 2003 de Michael Lewis, Moneyball, que mostrou como a análise transformou o beisebol, inicialmente inspirou alguns chefes de futebol a abandonar o ‘instinto’ e gravitar em direção a um modelo de recrutamento de jogadores mais esclarecido.
A suspeita permaneceu, no entanto, e algumas histórias em Gols esperados refletem isso: o conselho de Hendrik Almstadt ao Arsenal para comprar o jovem Kevin De Bruyne caiu em ouvidos surdos – o belga logo acabou no Chelsea, antes de uma passagem pelo Wolfsburg levar o Manchester City a contratá-lo por mais de £ 50 milhões.
Mas a glória do Liverpool na Liga dos Campeões e na Premier League sob o comando de Jurgen Klopp foi ajudada pela abordagem de ponta implantada por seu ‘comitê de transferência’, que defendeu a chegada de Roberto Firmino em 2015. Depois de sete temporadas em Anfield, o brasileiro deve partir de graça em no verão, embora seu valor geral para o clube naquela época tenha sido uma relação custo / benefício extremamente boa.
Os clubes que ‘fazem’ uma bola de dinheiro (encontrando jogadores subestimados) incluem Brighton, que coloca ações em uma abordagem de jogo baseada em estatísticas, graças ao proprietário Tony Bloom. O ex-profissional de pôquer foi elogiado por sua gestão no clube da costa sul nos últimos anos, sua própria experiência em dados ajudando a impulsionar Brighton a uma posição consolidada na Premier League.
Brentford, Bayern de Munique e RB Leipzig também aparecem, com suas abordagens de dados descobertas para determinar como eles conseguem descobrir novos jogadores, definir táticas radicais e traçar seu caminho para a glória.