Seleção da África do Sul para a Copa do Mundo Feminina de 2023: seleção provisória de 36 jogadores nomeada
A seleção da Sotuh Africa Women’s Cup para a Copa do Mundo de 2023 chegará à Austrália e à Nova Zelândia tranquilamente confiante em causar uma reviravolta, apesar de este torneio ser apenas sua segunda aparição em uma Copa do Mundo.
Atualmente campeã africana, a África do Sul enfrentará Suécia, Argentina e Itália na fase de grupos da Copa do Mundo e espera uma exibição melhor do que em 2019. Três derrotas para Espanha, China e Alemanha não foram as melhores exibindo, e a equipe de Desiree Ellis está tentando se redimir no verão.
A vitória na Copa das Nações Africanas contra o Marrocos no ano passado destaca a qualidade que eles têm no elenco, embora resultados recentes sugiram que ainda há trabalho a ser feito. De fato, derrotas em amistosos para o Brasil por 6 a 0 e Austrália por 4 a 1 destacam que nem tudo correrá bem no Down Under, mas isso provavelmente não os impedirá de tentar causar transtornos.
Uma força cada vez mais dominante em seu continente, a África do Sul tem um time em grande parte jovem, com a maioria deles atuando em seu país de origem. Muito poucos de sua seleção têm 30 anos ou mais, destacando o técnico Ellis que optou por jogadores em seus anos de pico ou com certa exuberância juvenil.
A primeira partida da África do Sul na Copa do Mundo será contra a Suécia em 23 de julho e abaixo está a lista provisória de 36 jogadores para a Copa do Mundo, anunciada no início de junho.
Seleção da África do Sul para a Copa do Mundo Feminina de 2023
Seleção da África do Sul para a Copa do Mundo Feminina de 2023: equipe provisória de 36 jogadores
- GK: Andile Dlamini (Mamelodi Sundowns)
- GK: Kaylin Swart (JVW)
- GK: Regirl Ngobeni (UWC)
- GK: Kebotseng Moletsane (Royal AM)
- GK: Asa Rabalao (Universidade de Pretória)
- DF: Asande Hadebe (Girassol)
- DF: Mamelodi Sundowns
- DF: Fikile Magama (UWC)
- DF: Cimone Sauls (JVW)
- DF: Lebohang Ramalepe (Mamelodi Sundowns)
- DF: Tiisetso Makhubela (Mamelodi Sundowns)
- DF: Lonathimba Mhlongo (UWC)
- Defensor: Noko Matlou (Eibar)
- DF: Bambanani Mbane (Mamelodi Sundowns)
- DF: Bongeka Gamede (UWC)
- MF: Thubelihle Shamase (UJ FC)
- MF: Thalea Smidt (Universidade de Pretória)
- MF: Refiloe Jane (Sassuolo)
- MF: Obrigado no Hall (UWC)
- MF: Linda Divorce (Glasgow City)
- MF: Kholosa Byana (UWC)
- MF: Nomvula Kgoale (TS Galaxy)
- MF: Robyn Moodaly (JVW)
- MF: Amogelang Motau (UWC)
- FW: Nicole Michael (TS Galaxy)
- FW: Noxolo Cesane (UANL)
- FW: Gabriela Salgado (JVW)
- FW: S’phumelele Shamase (UJ)
- AV: Jermaine Seoposenwe (Juárez)
- FW: Melinda Kgadiete (Mamelodi Sundowns)
- FW: Enjoy Majiya (Richmond Ladies)
- FW: Hildah Magaia (Sejong Sportstoto)
- FW: Lelona Daweti (Mamelodi Sundowns)
- FW: Wendy Shongwe (Universidade de Pretória)
- FW: Thembi Kgatla (Racing Louisville)
- FW: Ntombifikile Ndlovu (UWC)
Gerente da África do Sul
Quem é o técnico da África do Sul?
Desiree Ellis tornou-se treinadora principal da África do Sul em 2018, depois de passar 18 meses como gerente interina da equipe. Ex-jogador, Ellis jogou principalmente pelo Spurs Ladies, da Cidade do Cabo, marcando 231 gols em 330 partidas. Depois de se aposentar em 2002, Ellis tornou-se a gerente do clube em 2006, passando dez anos lá até ser nomeada gerente do South Africa Women.
Desde que se tornou treinadora de seu país, Ellis levou a África do Sul à final da Copa Africana de Nações Feminina de 2018, perdendo nos pênaltis para a 11 vezes campeã Nigéria. Apesar da derrota, porém, a África do Sul ainda se classificou para sua primeira Copa do Mundo Feminina em 2019. Ellis então vingou a derrota no ano passado, treinando Banyana Banyana para sua primeira vitória na Copa Africana de Nações em Marrocos.
Quando a seleção da África do Sul será anunciada?
A África do Sul não anunciou quando sua lista final será anunciada, embora a FIFA determine que cada nação envie sua lista final de jogadores até 9 de julho. Uma equipe provisória provavelmente será anunciada antes disso, com a África do Sul enfrentando a Costa Rica em um amistoso em 15 de julho.
A campanha da Copa do Mundo de 2023 começa em Wellington, na Nova Zelândia, no dia 23 de julho, contra a Suécia.
Seleção da África do Sul para a Copa do Mundo Feminina de 2023: quantas jogadoras a África do Sul pode levar para a Copa do Mundo de 2023?
Desiree Ellis é uma das poucas treinadoras a ter domínio sobre seu elenco, tendo selecionado apenas 23 jogadores para sua equipe mais recente – a quantidade exata permitida na Copa do Mundo. Alguns países solicitaram equipes maiores, mas a FIFA insistiu que apenas 23 jogadores serão permitidos.