Seleção da Espanha para a Copa do Mundo Feminina de 2023: convocações mais recentes
A seleção da Espanha para a Copa do Mundo Feminina de 2023 pode ser a mais incerta de todos os países que irão para a Austrália e Nova Zelândia em julho. A equipe foi abalada por um protesto de 15 jogadores que começou em setembro do ano passado.
Os jogadores assinaram uma carta aberta reclamando do técnico Jorge Vilda e das condições na seleção. Isto aconteceu depois de a capitã Irene Paredes ter mantido conversas privadas com a federação sobre Vilda.
A grande maioria dos jogadores que disseram que se recusariam a jogar veio do Barcelona ou do exterior. Vilda e a federação espanhola responderam dobrando.
Mais recentemente, houve uma sensação de détente. Tanto Jennifer Hermoso como Irene Paredes regressaram ao plantel mais recente. Nenhum dos dois havia assinado originalmente a carta, mas ambos foram considerados alinhados com aqueles que assinaram.
Ainda não se sabe se algum dos signatários originais retornará. Aitana Bonmati foi indiscutivelmente o melhor jogador do mundo nesta temporada, enquanto Patri Guijarro, Mapi Leon e Ona Batlle são todos signatários que continuam a impressionar ao mais alto nível.
Enquanto isso, todos os olhos permanecem em Alexia Putellas. A duas vezes vencedora da Bola de Ouro ficou um pouco fora dessa situação depois de sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior na véspera da Eurocopa. No entanto, ela voltou recentemente ao campo pelo Barcelona e certamente estará na fila para uma convocação para a Copa do Mundo, apesar de suas associações com os jogadores que protestam.
A dúvida será se Vilda dispensa os jogadores que integraram seu elenco na ausência de ‘Las 15’. A jovem ala do Barcelona, Salma Paralluelo, impressionou em um amistoso recente contra a Noruega, onde a Espanha venceu por 4 a 2. Da mesma forma, Alba Redondo, do Levante, lidera atualmente a corrida pela Pichichi (Chuteira de Ouro) na Liga F. Ela marcou seis de seu total de 11 gols pela Espanha desde o início desta temporada.
Com a escolha do elenco ainda controversa, a pressão sobre Vilda será alta rumo à Copa do Mundo. A Espanha ainda não passou das oitavas de final da competição, apesar de ter um dos grupos de jogadores mais talentosos tecnicamente do mundo. Mas Vilda atualmente parece intocável.
A Espanha está no Grupo C da Copa do Mundo com Costa Rica, Zâmbia e Japão, sua primeira partida na Copa do Mundo é contra a Costa Rica em 21 de julho e abaixo está sua equipe mais recente de 23 jogadores, antes de anunciar sua última convocação para a Copa do Mundo em 9 de julho.
Seleção da Espanha para a Copa do Mundo Feminina de 2023
Seleção da Espanha para a Copa do Mundo Feminina de 2023: convocações mais recentes
- GK: Misa Rodriguez (Real Madrid)
- GK: Maria Asuncion Quiñones (Athletic Bilbao)
- GK: Elene Lete (Royal Society)
- Def: Irene Paredes (Barcelona)
- DF: Ivana Andrés (Real Madrid)
- DF: Laia Codina (Barcelona)
- DF: Berta Pujadas (Valência)
- DF: Jana Fernández (Barcelona)
- DF: Olga Carmona (Real Madrid)
- DF: Paula Tomas (Levante)
- MF: Teresa Abelleira (Real Madrid)
- MF: Irene Guerrero (Atlético de Madrid)
- Mecânica: Maite Oroz (Real Madrid)
- MF: Fiamma Benítez (Valência)
- MF: Maria Pérez (Barcelona)
- MF: Sheila Garcia (Atlético de Madrid)
- AV: Esther González (Real Madrid)
- FW: Jennifer Hermoso (Pachuca)
- AV: Alba Redondo (Levante)
- AV: Ascensão Martinez (Valência)
- AV: Eva Navarro (Atlético de Madrid)
- FW: Salma Paralluelo (Barcelona)
- AV: Athenea del Castillo (Real Madrid)
Treinador da Espanha
Quem é o técnico da Espanha?
Jorge Vilda tem sido uma figura controversa na Espanha. Toda a sua carreira gerencial foi baseada no time feminino espanhol, enquanto sua família ocupou cargos importantes na federação espanhola. Tendo trabalhado desde as faixas etárias mais jovens até a função sênior, tem havido uma preocupação significativa sobre a capacidade de Vilda de gerenciar esse nível. No entanto, a RFEF (federação espanhola) o apoiou incansavelmente.
Quando será anunciada a seleção da Espanha?
A Espanha está programada para dois amistosos antes da Copa do Mundo, mas seus adversários ainda não foram anunciados. Eles então começarão o torneio contra a Costa Rica no dia 21 de julho. Com a liga espanhola terminando no fim de semana de 20/21 de maio e o Barcelona jogando a final da Liga dos Campeões em 3 de junho, a equipe deve ser anunciada em algum momento.
Quantos jogadores a Espanha pode levar para a Copa do Mundo de 2023?
Jorge Vilda poderá levar 23 jogadores consigo para Austrália e Nova Zelândia. Em parte, é por isso que o futuro do Las 15 é tão crucial. Se Vilda adicionar todos os 15 jogadores de volta ao seu time, ele estará descartando a maioria daqueles que jogaram por ele nesta temporada. Como ele escolhe priorizá-lo será uma das principais coisas a serem observadas antes do torneio.