Seleção da Itália para a Copa do Mundo Feminina de 2023: Convocações mais recentes
A seleção da Itália para a Copa do Mundo Feminina de 2023 está se reunindo agora, com o Le Azzurre buscando melhorar as quartas de final de 2019.
Os italianos tiveram uma Eurocopa decepcionante no verão passado, na fase de grupos com apenas um gol – mas a esperança é alta para uma boa exibição desta vez. Algumas das principais de 2017 ainda estão a reboque e a Serie A agora é totalmente profissional, em um grande passo para o futebol feminino italiano.
A atacante talismânica Cristiana Girelli está agora com 33 anos e dificilmente fará outro torneio, Manuela Giugliano é uma craque tipicamente italiana na base do meio-campo de três mulheres e Aurora Galli é uma raridade neste time como jogadora baseada fora da Itália – ela se tornou a primeira italiana na WSL quando se juntou ao Everton.
A seleção feminina da Itália conseguiu chegar às duas últimas Copas do Mundo – algo que os homens não conseguiram – enquanto os dois times passam por eras muito diferentes. Foi o lado feminino que não conseguiu fazer quatro jogos consecutivos entre 2003 e 2015 e, com os holofotes voltados para elas, há esperança de que jogadoras mais jovens como Arianna Caruso e Angelica Soffia assumam o cargo e se estabeleçam como a próxima geração.
E enquanto seu grupo é encabeçado por um poderoso time da Suécia, o segundo lugar está em disputa: o vice-campeão provavelmente enfrentará os Estados Unidos. É uma corrida complicada, mas que este grupo, sem dúvida, vai adorar, com muitos arrependimentos de uma péssima exibição na Eurocopa na Inglaterra.
A Itália está no Grupo G da Copa do Mundo com Argentina, Suécia e África do Sul; Julho.
Seleção da Itália para a Copa do Mundo Feminina de 2023
Seleção da Itália para a Copa do Mundo Feminina de 2023: as últimas convocações antes do torneio na Austrália e Nova Zelândia
- GK: Laura Giuliani (AC Milan)
- GC: Katja Schroffenegger (Fiorentina)
- GK: Roberta Aprile (Juventus)
- DF: Angelica Soffia (AC Milan)
- DF: Alice Tortelli (Fiorentina)
- DF: Elisa Bartoli (Roma)
- DF: Maria Luísa Filangeri (Sassuolo)
- DF: Lucia Di Guglielmo (Roma)
- DF: Lisa Boattin (Juventus)
- DF: Martina Lenzini (Juventus)
- MF: Aurora Galli (Everton)
- MF: Manuela Giugliano (Roma)
- MF: Flaminia Simonetti (Inter de Milão)
- MF: Martina Rosucci (Juventus)
- MF: Arianna Caruso (Juventus)
- MF: Giada Greggi (Roma)
- FW: Michela Catena (Fiorentina)
- AV: Valentina Giacinti (Roma)
- AV: Cristiana Girelli (Juventus)
- AV: Sofia Cantore (Juventus)
- AV: Agnese Bonfantini (Juventus)
- AV: Benedetta Glionna (Roma)
- AV: Martina Piemonte (AC Milan)
Treinador da Itália
Quem é o técnico da Itália?
Bem conceituada no futebol italiano, Milena Bertolini exige respeito: e até irritou torcedores da Roma quando ela rebateu a explosão mal-humorada do atacante Nicolo Zaniolo em direção a um árbitro, dizendo-lhe para “se educar”. Tipicamente semelhante a Sacchi em filosofia, a Itália joga alta defensivamente com bastante movimento entre os atacantes, já que Bertolini foi creditado por restaurar a confiança e a energia de uma nação que passou duas décadas no deserto da Copa do Mundo antes de sua chegada.
Quando a seleção da Itália será anunciada?
Com a temporada encerrada na Itália, a seleção italiana agora será montada entre agora e julho, quando o torneio começa em Down Under.
Quantos jogadores a Holanda pode levar para a Copa do Mundo de 2023?
A seleção da Itália para a Copa do Mundo Feminina será composta por 23 jogadoras. Apesar dos pedidos de alguns países para ampliar o tamanho do elenco, como foi feito na Copa do Mundo Masculina no Catar, eles serão limitados a um elenco menor de apenas 23.